Wednesday, April 1, 2009

Uma gravidez muda tudo




Antes mesmo de ficar grávida, eu já sabia que eu nunca mais seria a mesma. Eu já sabia que eu já não era mais a mesma. Já me preocupava com coisas que não se referiam somente a mim. Sim, já me preocupava com meu filho. Me preocupava em me alimentar bem, em me manter em forma e saudável para que meu corpo pudesse recebe-lo da melhor forma possível.
Minhas prioridades também foram mudando antes mesmo da gravidez. Adiar o sonho de uma viagem (para não precisar gastar demais agora), pensar duas vezes antes de mudar de emprego (mesmo estando infeliz no emprego atual, seria melhor me manter aqui onde tenho alguma estabilidade, ao menos até ter o bebê). Nem sabia quanto tempo iria levar até ter meu sonhado positivo em mãos, mas meus planos já incluíam meu tão desejado filho.
Fui abençoada. Após 4 meses de tentativas (acreditem, pra mim pareceu uma eternidade...), chegou o dia com o qual sonhamos tanto. Eu andava paranóica, achando que poderia ter endometriose, ou ovários policísticos (ambos suspeitas médicas), ou então outro problema de infertilidade qualquer - afinal, tomei anticoncepcionais por praticamente minha vida toda, desde os 15 anos. Ainda vou contar com mais detalhes como foi o dia em que recebi meu "positivo", num post futuro. Mas o fato é que o dia 26 de fevereiro de 2009 mudou toda minha vida. Ao ver lá, escrito no resultado do beta, o numerinho 339 (acima de 50 é positivo), eu nunca mais fui a mesma.
Dizem que um filho muda tudo. Muda mesmo. E antes mesmo de nascer. Uma amiga minha, após ter seu primeiro filho, me disse uma coisa que nunca mais esqueci, e que hoje atesto ser verdadeira por experiência própria: a gravidez já é uma preparação para toda a mudança que virá na tua vida. Não posso mais beber. Muitos dos programas que eu e meu marido fazíamos incluía algum tipo de bebida alcoolica: sair pra balada com os amigos, curtir um barzinho no final da sexta pra desestressar da semana, tomar um bom vinho em casa à luz de velas, jogando fora muita conversa deliciosa. Não posso mais fazer academia (ao menos, não até completar 3 meses de gestação). Eu gastava boa parte do meu tempo livre na academia, curtia muito correr, fazer musculação, pilates. Atividades das quais meu marido também participava (mais um momento de parceria entre nós). Não tenho mais disposição pra quase nada no final do dia, não consigo mais fazer compras durante a semana, nem mesmo fazer aquele passeio gostoso ao shopping pra olhar vitrines. É um cansaço que me consome! Até mesmo sair para jantar com meu maridinho tem sido muitas vezes um desafio! rsrs... Quase não tomo mais refrigerante. Coisas light então, nem pensar. Então imaginem a mudança que já se nota no meu corpo, após ficar semanas sem fazer academia, cortando o light da dieta... rs...
Não vou dizer que as mudanças não me assustam, porque assustam sim e muito.
Mas................... Tudo, tudo mesmo, vale muito a pena ao se ouvir o coraçãozinho minúsculo do seu filho batendo forte e a mil! Tudo vale a pena ao ver no ultrassom aquela vida pulsante crescendo dentro de você. Ver aquela coisinha minúscula, ainda sem forma, já com um coração pulsando e mais viva do que nunca. Foi isso que senti ao fazer meu primeiro ultrassom, com 7 semanas. Uma emoção indescritível. Achei que isso fosse um clichê. E que, por ser clichê, eu não iria chorar. Mas me surpreendi. Chorei, de soluçar. A médica teve que me pedir, muito delicamente, para que eu parasse de chorar para que ela pudesse detectar melhor as batidas do coração... rsrs... Nem preciso dizer que o pai babão chorou também...
Deus nos abençoou com essa mudança maravilhosa em nossas vidas. E agora começamos a curtir cada passo dessa jornada tão emocionante chamada gravidez.

No comments:

Post a Comment