Thursday, April 23, 2009

12 Semanas e Suas Preocupações

Estou quase passando para o segundo trimestre! Ebaaaaa!!! (pois é, o primeiro trimestre se encerra ao final da 12a semana)E com o fim do primeiro trimestre, chega a hora de fazer o exame de translucência nucal (também conhecido por TN). Nada mais é do que algumas medições feitas no feto durante um ultrassom - porém é um exame bastante importante para detectar se o feto pode ter Sindrome de Down ou não. Sempre me questionei se era válido saber de antemão (leia-se, antes do bebê nascer) se seu filho teria Síndrome de Down - afinal, pensava eu, de que adiantaria saber que seu filho iria nascer com Down se nada podia ser feito durante a gestação mesmo? Mas... tem certas coisas que a gente só descobre ao passar por elas... e agora, ao ficar grávida, me informei mais sobre o assunto, refleti melhor e, quer saber? Claro que tem algo que eu possa fazer ainda durante a gestação se meu filho tiver Down!!! Eu posso me informar sobre o assunto, me preparar para a chegada dessa criança especial, e estar pronta para supri-la de tudo o que ela precisar desde o nascimento!! Uma atitude muito mais amorosa do que o ato egoísta de não querer saber antes pra "não sofrer a gestação toda"!! Imagina ser pega de surpresa logo que seu filho nasce? Conheço casos de mães que chegaram a rejeitar seus filhos num primeiro momento, ao descobrir ainda na maternidade que a criança era portadora de Down. Eu não quero passar por isso! E nem fazer meu filho passar por isso!Mas... Segunda que vem faço esse ultrassom (com 13 semanas) e confio em Deus que meu pequeno é muito saudável e que não teremos que nos preocupar com isso at all!!De qualquer forma, deixo aqui minha admiração por todas as pessoas portadoras da Síndrome de Down! Realmente são especiais. São criaturas despojadas de maldade, cheias de amor e de alegria, cheias de vida, de solidariedade, prontas pra dar muito amor! Elas sim são especiais. Como disse minha mãe (após sua experiência trabalhando numa APAE), é de se pensar quem é que tem deficiência aqui: se eles, portatores, ou nós, considerados normais, mas que somos capazes dos atos mais terríveis, desprezíveis e desumanos - enquanto eles são só amor! Realmente, mãe, acho que eles é que são os seres evoluídos!

Para quem quiser mais informações sobre o exame de TN: http://somdiagnosticos.info/conteudo.php?id=24

No comments:

Post a Comment