Monday, August 31, 2009

Carta de Uma Parteira

Li um texto sobre a chegada de um bebê no blog Mamíferas, e fiquei apaixonada. É da Ana Cris Duarte, parteira e doula maravilhosa e muito conceituada. Não resisti e coloquei aqui, pois gostaria que muitas outras mulheres também lessem e pensassem sobre seu parto sob essa nova luz.
Ainda faltam 9 semanas para a DPP (data provável do parto), mas já não consigo pensar em outra coisa que não seja a chegada da minha filha. Fico imaginando como vai ser quando o trabalho de parto começar, na emoção que vai tomar conta de mim, na sintonia que eu quero estar com a minha filha durante todo esse processo, na vontade de ver a carinha dela pela primeira vez, no que eu vou falar quando segura-la nos meus braços pela primeira vez, em como será que ela vai reagir (se vai me olhar, se vai chorar demais, se vai se sentir protegida no calor do meu peito). Se eu penso na dor? Claro, penso sim. Por vezes tenho um certo medo - o medo do desconhecido. Mas não deixo esse medo crescer por um minuto sequer. Sempre penso que meu corpo está preparado para parir, que se fosse algo insuportável Deus teria feito diferente. E penso que é passageiro: cada contração que passar será um passo a mais na direção do nascimento, do nosso grande momento (e se tudo mais falhar, graças a Deus hoje temos os avanços da medicina ao nosso favor!).

Quero que minha filha um dia leia tudo isso que escrevo aqui, e saiba o quanto eu já a amava antes mesmo dela nascer! O quanto ela foi esperada e desejada. O quanto procurei fazer tudo, até agora, sempre pensando no melhor para ela. Saiba, minha filha, que você é o melhor presente que Deus me deu. Que sentir seu corpinho se mexendo dentro do meu é a coisa mais sublime e maravilhosa que Deus me proporcionou até hoje. E que estou muito ansiosa pela sua chegada, pra aprender com você a ser mãe e pra te ensinar as coisas que aprendi até hoje nessa vida.

Carta de Uma Parteira

por: Ana Cristina Duarte

Não faz tantos dias que você foi buscar o exame no laboratório (ou segurou o bastão de exame caseiro nas mãos) e sentiu como se o seu coração parasse. Positivo. Grávida. Mãe. Mãe?!? E de parado, seu coração resolveu palpitar ao ritmo da sua adrenalina, fazendo que ia sair pela boca. Positivo. Grávida. Mãe.
- Alô, Mãe? Você não vai acreditar!
- Alô, Querido? Você não vai acreditar!

Bem, se nem mesmo você acreditava, como fazer os outros acreditarem? E assim, na dúvida se chorar ou rir, sentido o chão se abrir sob os seus pés, você percebeu que sua vida ia mudar para sempre. Mal sabia você a dimensão dessas mudanças. A cada centímetro de barriga avançando, metros, quilos e litros de mudanças na sua vida. O corpo vai se amoldando, o sangue enriquece, a mente voa, o coração sente, tudo para que esse novo ser chegue ao mundo em segurança.

Seus ligamentos estão mais flexíveis, você está mais lenta no raciocínio lógico e mais rápida nos sentimentos. Você percebe coisas no ar, mas é incapaz de uma simples conta. Tudo para a chegada desse bebê. Seus hormônios encharcam seus músculos, que ficam mais suaves, as formas se arredondam, as glândulas se preparam para produzir prolactina, leite, ocitocina, aproxima-se o grande momento.

A barriga está pesada, vai à frente anunciando a chegada da criança. Os dias são mais difíceis, mais longos e tudo te leva a aguardar ainda mais ansiosa a chegada do seu filho. A magia do nascimento. O mistério da vida. Seu bebê fez tudo o que deveria fazer, desenvolveu-se adequadamente e esperou calmamente o dia de conhecer o outro lado. Você está ansiosa, mas respeita o tempo de seu filho. Você já sabe que é ele quem decide quando está pronto para vir. Seus pulmões, quando ficam maduros, começam a liberar uma substância que é quase um bilhete ao seu corpo: "Mamãe, estou pronto, quero ir aos seus braços, me espere, estou chegando".

Um dos maiores mistérios, esse de pensar quando será o dia do parto, o dia da chegada do filho já tão querido. Ele nos dá a dimensão do que é ser mãe: estar preparada para amar nosso filho independente de suas decisões. Se ele quer vir no dia do Natal, ou no aniversário do tio, ou se resolver demorar mais dez dias, você vai amá-lo igual. Quando ele virá? Como ele virá? Seu corpo já entendeu o recado, seus pulmõezinhos estão prontos, os hormônios são produzidos e finalmente você sente que alguma coisa está acontecendo eu seu corpo.

Pouco a pouco seu corpo começa a funcionar sozinho, quando menos você pensa, melhor ele trabalha. Cada molécula, cada célula está trabalhando e permitindo que esse maravilhoso milagre aconteça. Basta que você tenha um profissional que te transmita confiança, um ambiente adequado e seu corpo vai se transformar num espetáculo da natureza. Cada onda vai abraçar seu filho, que com coragem e determinação vai avançando milímetro por milímetro. Cada célula do seu corpo, que foi desenhada pela natureza para atravessar com segurança esse lindo evento, vai facilitar a passagem de seu filho. Juntos vocês dançarão o seu mais importante balé.

A cada milímetro dessa jornada, seu filho vai amadurecendo e se preparando para a aventura de viver fora do seu ventre. Cada onda é um abraço, cada força traz coragem. Cada milímetro avançado faz com que seu pequeno corpo se prepare para os desafios dessa nova vida: regular a temperatura, respirar, digerir, chorar, comunicar, luz, sons. Ele só tem uma referência, o útero que o protege e nesse momento ele sabe e sente: sua mãe está fazendo a parte dela. Sua mãe o esperou! Ela sabe o que é certo. Ele confia em você. Confie nele.

Mais alguns minutos, as últimas forças, os últimos milímetros e você sentirá seu corpinho deslizando suavemente através do seu, e no final aquela sensação maravilhosa de vitória que ambos obtiveram após todo o esforço. Você conseguiu! Ele conseguiu!

- Bem-vindo meu filho, te esperei tanto, te quis tanto, que saudades de você. Venha para os meus braços, venha para o meu seio. Eu te aquecerei, te protegerei, e para sempre te amarei. Você foi forte e corajoso e eu já me orgulho de você!

Sinta o calor desse pequeno grande corpinho sobre o seu, pele com pele. Sinta seu cheiro, veja como ele te procura com os olhinhos curiosos. Ele se acalma no seu corpo, seu calor traz tranquilidade e uma inconfundível sensação de paz e de amor. Permita a vocês dois essa linda aventura! Ela é o portal de entrada nessa experiência maravilhosa: Ser Mãe.

fonte: http://mamiferas.blogspot.com/2009/06/carta-de-uma-parteira.html

No comments:

Post a Comment