Thursday, October 1, 2009

Dicas de Livros para Criação de Filhos

Utilidade pública: quero compartilhar com vcs indicações muito interessantes que recebi esta semana sobre livros de educação infantil e criação de filhos.
Participo de um grupo virtual de discussão (materna_sp@yahoogroupos.com.br) sobre maternidade (desde a gestação até pós-parto e primeiros anos da infância) que é maravilhoso, e foi de lá que vieram essas dicas muito preciosas.

De algumas boas semanas pra cá, venho me preocupando (não num sentido ruim) cada vez mais com o que vem "depois do parto". Já ouvi muitas mulheres dizerem que, durante a gravidez, se prepararam tanto para o parto e acabaram se esquecendo de se preparar para o que vem depois dele... rs... e não quis cometer o mesmo erro. Já faz uns bons meses, comprei um livro que até então eu julgava ser maravilhoso no que diz respeito a criação de bebês: A Encantadora de Bebês Resolve Todos os Seus Problemas, de Tracy Hogg. Ela segue aquela linha durona de disciplinar bebês desde o nascimento, colocando horários rígidos para a rotina dos pequenos, ensinando que o bebê é um manipulador de primeira, e que por isso vc deve deixa-lo chorar no berço sem poder pega-lo (pois ele precisa aprender a dormir e tb a se acalmar sozinho!), bebê no quarto do casal então, é crime pra pena perpétua, e amamentação em livre demanda é coisa de gente louca... bem, uma série de coisas que eu acabei achando uma barbaridade sem fim. Pra quem assiste Supernanny na TV a cabo, vai saber do que estou falando.
Antes de ficar grávida, eu via essas coisas e achava lindo! E ainda pensava "puxa, criar filhos é tão fácil, como é que os pais podem não conseguir fazer seu bebê dormir a noite noite sozinho no berço? é só deixar uma noite inteira chorando e.. pronto!". Mas... depois que fiquei grávida, comecei a achar isso meio estranho.
Me lembro nitidamente de uma noite já estar deitada na cama com meu marido, e comentar com ele: "Gu... já parou pra pensar que dentro de alguns meses teremos uma coisinha pititica no quarto ao lado?" e se fez um silêncio, e logo emendei com um "ahhh, não vou ter coragem de largar uma coisa tão pequena e fofa lá sozinha". Acho que foi aí que tudo começou a mudar.
De repente, os conselhos da Tracy Hogg começaram a me parecer um excelente negócio para os pais (pois realmente a disciplina que ela impoe parece funcionar), porém um péssimo negócio para os bebês. É bastante cômodo para os pais criarem um filho de forma que ele não chore a noite, fique sozinho no carrinho, durma no seu próprio quarto, coma sempre no mesmo horário, etc. Porém... que tipo de seres humanos será que nós estaremos criando assim? Afinal, estaremos ensinando, desde o berço, que o mundo é um lugar solitário. Estaremos ensinando o abandono - não adianta chorar que ninguém virá pra te acudir, se vire sozinho!

Acredito sim que um bebê precisa de uma rotina! Só não acredito que essa rotina tenha que ser tão rígida em termos de horários (deixe seu bebê chorando pois ele só pode mamar de 3 em 3 horas, ou de 4 em 4hs se já tiver mais de 6 meses - ou algo do gênero, escrito no livro da Tracy Hogg). Acredito sim que bebês façam manha, e que a gente deve saber até que ponto ceder às manhas. Mas ao mesmo tempo, precisamos como mães mostrar aos nossos filhos que nós estamos lá para eles. Precisamos passar essa segurança! Talvez essa seja a parte mais difícil! Como dosar? Como não ceder sempre as manhas, e ao mesmo tempo, oferecer consolo, carinho, conforto e colo? Eu acho importantíssimo não deixar um bebê se esgoelando de tanto chorar, pois o pequeno ainda não tem capacidade pra entender que a mamãe está no quarto ao lado. Acredito que os bebês precisam se sentir confortados. E seguros. E acarinhados.

O segredo - e talvez a coisa mais difícil - é encontrar o meio termo. Por isso comecei a pesquisar outros livros, outros autores/pediatras que seguissem uma linha de educação mais amorosa, menos rígida/militar, e que tratem do assunto de forma mais holística pensando no bem estar da mãe, e ao mesmo tempo prezando pela formação de crianças emocionalmente saudáveis, seguras, tranquilas. Limites sim! Abandono, não!

Então chega de prosa, e vamos à lista dos indicados:

- Soluções para Noites sem Choro, Elisabeth Pantley (este me foi muito bem recomendado)

- O Bebê mais Feliz do Pedaço - (este tem também em DVD, e foi unanimidade na indicação. Eu já tenho, já assisti, e gostei bastante. São técnicas pra acalmar o bebê.)

- Criando Filhos Felizes - Jan Parker e Jan Stimpson (também muito bem recomendado, vai ser minha próxima aquisição)

- Besame Mucho, Carlos Gonzalez

- Consultório Pediátrico – Wolfgang Goebel e outros

- Coração de Mãe - Práticas Budistas para Transformar a Maternidade - Letícia Ferreira Braga

- Criança Querida: Aprendendo a Andar, Aprendendo a Confiar - Renate Baldacin

- Desenvolvimento dos Sentidos e Experiência Corporal - Karl Konig

- Compreendendo Seu Filho de 1 Ano, Deborah Steiner (pertence a uma coleção de livros que começa com este, e depois tem um para cada idade)

- A Arte de Amamentar, Karen Pryor

- Our Babies, Ourselves, Meredith Small

- A Linguagem do Bebê - um guia pra você entender como os recém-nascidos se comunicam, Lynne Murray; Liz Andrews

Fiz uma busca rápida pela maioria desses livros no Google, e encontrei todos os que procurei (se não encontrar em sites de livrarias mais tradicionais, procure no site Estante Virtual (http://www.estantevirtual.com.br/) que é um sebo virtual excelente!

E eu ainda indico o livro "A Encantadora de Bebês Resolve Todos os Seus Problemas" (Tracy Hogg), desde que lido "com moderação".. rs... Acho que dá pra pegar algumas dicas legais ali sim, só não pode é levar tudo ao pé da letra.

1 comment:

  1. Muito obrigada !!! Não tenho nem o que comentar pois vc já falou tudo rsrs
    Minha bebezinha tem 03 meses, é muito calma, risonha e feliz acredito muito na ligação que temos ... ainda na barriga sempre conversei muito com ela, explicando que o mundo tem seus problemas, que é perigoso mas que ainda assim é maravilhoso VIVER !!! se eu puder ajudar em conselhos sempre recomendo ... converse com seu bebe seja ele ainda feto ou já nascido ... mas o mais importante do que conversar é acreditar no que fala !!!
    Cristiane Callipo
    Uma mãe feliz que dorme todas as noites tranquilamente desde o nascimento de Letícia =)

    ReplyDelete