Friday, June 12, 2009

19 Semanas e as Delícias de Sentir o Bebê se Mexendo

19 semanas. Estamos praticamente na metade do caminho. Dá pra acreditar?

Agora sim, a barriga está aparecendo. Barriga de grávida, não mais de gorda (que é o aspecto que a barriga tem até umas 16 semanas). Redondinha e durinha. A coisa mais engraçada foi o dia em que eu acordei, me olhei no espelho, e vi que a blusa do pijama não cobria mais minha barriga inteira. Ri sozinha!

Essa semana fui ao obstetra. Acabei trocando de obstetra, mas essa é uma longa história e qualquer dia eu posto aqui. O que importa é que confio muito no meu obstetra (que já era meu ginecologista antes de ficar grávida), e sinto que ele irá cuidar muito bem de mim e da Maria Eduarda nessas quase 20 semanas que ainda nos restam.

Ele examinou os resultados dos meus exames, escutou o coraçãozinho da minha pequena, me examinou, mediu altura uterina (AU) e apalpou o útero. Com 19 semanas, eu deveria estar com aproximadamente 19 cm de AU, e o útero ligeiramente abaixo do umbigo. Qual não foi a surpresa do médico qdo viu que o útero já tinha passado do umbigo (geralmente só acontece com 20 semanas pra mais) e que a largura do útero também estava bem maior do que o usual nessa fase da gestação. Isso, aliado ao fato de que eu já sinto minha filha se mexer desde as 16 semanas, fez com que ele pense que o bebê é grande! Perguntou se eu e meu irmão nascemos grandes (siiiimmm: eu com 3.850 gr, e meu irmão com 4kgs), e se meu marido e irmão nasceram grandes (parece que nasceram com aproximadamente 4 kgs). Ao que tudo indica, vou ter um bebezão! rsrsrs Vamos confirmar a idade gestacional e o tamanho do bebê no ultrassom morfológico, daqui a 3 semanas.

Estou aqui escrevendo e sentindo minha "pequena" se mexendo dentro de mim. Desde o meio da semana passada eu tenho sentido todos os dias, e cada dia mais forte e mais frequente. Antes disso, eu sentia de vez em quando e depois passava dias sem sentir novamente. A sensação é realmente como todos descrevem: borboletas batendo asas dentro de vc, "gases" que não dóem, mas a melhor descrição na minha opinião é a de que é uma sensação parecida com um músculo que "pula" sozinho (sabe quando o olho começa a dar aqueles "pulinhos" que a gente não consegue controlar?). Para as mamães de primeira viagem que ainda não sentiram seus bebês, espero que essas descrições ajudem :-) É uma sensação muito diferente ter algo se mexendo dentro de você, sob o qual vc não tem o menor controle. Algo vivo, que mexe quando quer, para quando quer, e faz na intensidade que quer. Quando ela mexe, eu paro tudo. Quero ficar ali só curtindo aquele momento de nós duas, esperando ansiosa pela próxima mexida... até o dia em que de fato a gente estabeleça uma relação entre nós duas, através do toque (dizem que isso acontece mais para o final da gestação). Coloco a mão na barriga (porque já dá pra sentir os chutinhos com a mão também), acaricio, converso e fico maravilhada com essa sensação indescritível.
Até o Gu já conseguiu sentir! Outro dia estávamos na cama, prestes a dormir, e comecei a sentir vários chutes e mais fortinhos do que o habitual. Pedi pro Gu colocar a mão na minha barriga, e, segundo as contas dele, dessa vez ele sentiu a Maria Eduarda mexendo por 9 vezes seguidas!! Acho que foi o recorde! rs
Até minha mãe já conseguiu sentir um chute! Essa menina está começando a se mostrar pro mundo.

Tão bom sentir minha filha viva e esperta aqui no meu ventre!! Obrigada, Maria Desatadora dos Nós! Obrigada, Senhor meu Deus por essa bênção em nossas vidas!

8 comments:

  1. Que bom sentir o bebe se mexer dentro da gente, né?
    Estou com oito semanas e ansiosissima para que chegue o momento de sentir meu filho se movendo cá dentro :))

    ReplyDelete
  2. Eu tb estou super feliz estou grávida de 18 semanas quase 19, sinto minha filhota mexer e os movimentos vão ficando cada vez mais fortes é muita emoção!!!!Presente de Deus....para nossas vidas...

    ReplyDelete
  3. Amanda Mesquita Peres Leite Pedr/MA

    Sentí meu bebê pela primeira vez a dois dias..nossa!!!!foi maravilhoso,é a mlhor sensação do mundo.Nunca imaginei que seria assim,estou mt feliz.Agradeço a Deus todos os dias.

    ReplyDelete
  4. Patricia Ribeiro. Sapezal / MT
    Estou com 19 semanas, nossa meu bb mexe bastante, é muito emocionante.
    Obrigado senhor por essa dádiva de ser mãe...

    ReplyDelete
  5. Minha nenem tbm ja se mexe muito e o papai tbm conseguiu perceber uma felicidade sem tamanho. e a ansiedade pra ver o rostinho da nossa Yasmin ,

    ReplyDelete
  6. que blog lindooo, adorei . eu estou com 6 meses, (30 semanas) é maravilhoso sentir o bebe mexer dentro de nós, sou mae de primeira viagem, tah sendo maravilhoso. eu vou seguir voce , me segue :) ->http://maedosaulo.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  7. Meu BB mexeu ontem uma emoção inexplicável vou saber o sexo dele sexta estou muito feliz

    ReplyDelete
  8. Meu BB mexeu ontem uma emoção inexplicável vou saber o sexo dele sexta estou muito feliz

    ReplyDelete