Tuesday, May 26, 2009

É uma MENINA!

Meu mundo hoje está mais cor de rosa. Contrariando 90% dos palpites e minha intuição de mãe, é uma MENINA!! Minha menininha!!! Fizemos ontem um ultrassom, com 17 semanas, e o médico nos deu 99,5% de certeza de ser uma menininha (a confirmar no ultrassom morfológico, com 21 semanas).
Toda vida eu achava que seria mãe de uma menina, quando engravidasse pela primeira vez. Mas, ao pegar o resultado do meu exame de gravidez, eu tive a mais plena certeza de ser um menino. Sabe aquela certeza absoluta? Então. Mas, depois, teve um dia que sonhei com o parto e que eu dava a luz à uma menina (podem ver no meu texto das 11 semanas...). E depois desse sonho fiquei na dúvida. E não é que o sonho estava certo?! Espero uma menininha, minha pequena Maria Eduarda, ou Alice, ou Helena (ainda não decidimos, rs...). A parte boa de ser uma menina é que vamos poder enfeitar muuuiiito... rsrs... fazer dela uma pequena peruinha! :-) Mas eu não tinha preferência alguma. Tudo o que eu mais quero no mundo é que minha filha (ou filho, caso caia no 0,5% da probabilidade) venha com muita saúde e seja muito feliz!
Obrigada, Maria Desatadora dos Nós, pela minha pequena! Obrigada Senhor, por essa bênção maravilhosa em nossas vidas!
Bem, hoje preciso ser breve, pois estamos de mudança... estamos nos mudando para nosso apartamento novo, êeeeeeeee!!! e com isso, muita correria nos cerca!

Monday, May 11, 2009

15 Semanas e o Primeiro Dia das Mães


Vejam só a barriguinha apontando :-) Tudo bem, ainda é bem discreta, mas pra mim ela já parece enorme... pq não estava ali antes. De manhã quando eu acordo sinto uma "bolinha" logo abaixo do umbigo. Bolinha que está rapidamente se tornando bolão! Que coisa mais esquisita ver tanta mudança no seu corpo! Uma mudança que acontece independente da sua vontade (quer você queira muito que sua barriga cresça, quer não, o ritmo definitivamente não é ditado por você). É muito louco pensar que tem outro ser crescendo dentro da gente! Claro, é delicioso, mágico, incrível! E louco!!
Domingo tive meu primeiro Dia das Mães. Que delícia!! Alguns me perguntam "mas você já é mãe por um acaso?" - CLARO que eu já sou mãe, ué! Não tem um filho crescendo aqui dentro? Se tem um filho, tem uma mãe. Uma mãe que já ama, se preocupa, cuida, alimenta, gera. Claro que quando o bebê nascer será diferente. Será um novo estágio da maternidade. Mas é claro que a gestante já é mãe desde o momento da concepção.
Mas vamos voltar ao relato do meu dia das mães... Foi muito gostoso!! Logo pela manhã fui acordada com uma cesta de café-da-manhã e um buquê de rosas lindíssimo, presentes do maridão. Depois de saborear nosso delicioso café, e ficar ali curtindo aquele momento especial, nos arrumamos e fomos nos encontrar com meus pais, irmão e namorada num restaurante onde combinamos de almoçar para comemorar o dia das mães. Ganhei presente até do meu irmão! Um vale massagem de 90 min do Kalmma Zen Spa, que delícia!!!! E dos meus pais ganhei um presente muito especial. Aliás, dois. Ganhei um anel que era da minha mãe. O anel é lindo, mas o que mais me deu felicidade foi o que ele representa. Minha mãe ganhou esse anel do meu pai quando ficou grávida de mim! Sempre cobicei aquele anel, desde a adolescência, e minha mãe sempre me disse que um dia ele seria meu - o dia em que eu ficasse grávida. Fiquei super feliz por finalmente ter chegado o dia de receber esse presente! Ah, o segundo presente foi um cartão muito lindo que minha mãe me escreveu, e que me fez chorar e me emocionar.
Depois passamos a tarde na minha sogra, onde também recebi cumprimentos de todos pelo meu primeiro dia das mães. Tão bom receber esse carinho!
Este certamente foi o primeiro Dia das Mães de todos os outros muitos que viverei até o resto da minha vida.

Tuesday, May 5, 2009

9 Mitos e Fatos sobre o Parto Normal

Bom, com 14 semanas de gravidez e uma barriga já apontando, já está mais do que na hora de eu declarar que sou adepta e militante do parto natural humanizado. Chega de médicos querendo marcar cesárea antes da mulher ao menos entrar em trabalho de parto, chega de médico querendo nos convencer de que tem algum problema (muitas vezes inexistente) e que terá de ser cesárea, chega de médicos que dizem que são adeptos do parto normal mas que tem taxas alarmantes de cesáreas (nossa, muito comum... que médico que vc pergunta se é a favor do parto normal que vai te dizer "não"?). Chega de desinformação, de acreditar piamente em tudo que qualquer médico diz (ué, eles também são seres humanos, também erram, também são relapsos, também estão cansados, etc...), de acreditar que a dor do parto é insuportável, de achar que cesárea é mais tranquila, de achar que não está preparada para um parto normal, de acreditar que é mais legal marcar cesárea e ter tudo planejadinho pra quando o bebê chegar (sem saber que isso não é o mais saudável nem pra ele e nem pra vc), ... CHEGA!

Esse assunto (parto normal) sempre despertou minha curiosidade! Mesmo antes de ficar grávida. Sempre conversei com amigas que tiveram filhos de parto normal, parto natural, sempre li muito a respeito, e depois que fiquei grávida então... já li muuuiiita coisa, visitei muito site, li muito depoimento (de parto normal hospitalar, parto natural humanizado domiciliar e hospitalar, cesárea necessária, cesária desnecessária - de tudo um pouco). Então vcs verão que ainda vou voltar muito nesse assunto. Mas pra começar, achei legal colocar aqui uma sessão de mitos e fatos sobre o parto natural, que li num site chamado Parto do Princípio (referência completa da fonte está no final do texto). Praticamente todas as mulheres já ouviram esses mitos e em algum momento acreditaram neles. Vale a pena ler e se esclarecer.


Mito: Falta de Dilatação (muitas mulheres hoje em dia dizem que não conseguiram ter um parto porque tiveram falta de dilatação. )
Fato: Tecnicamente não existe falta de dilatação em mulheres normais. Ela só não acontece quando o médico não espera o tempo suficiente. A dilatação do colo do útero é um processo passivo que só acontece com as contrações uterinas.


Mito: Bacia Estreita (uma mulher com bacia estreita não teria espaço para a passagem do bebê)
Fato: Existem situações não muito comuns em que um bebê é grande demais para a bacia da mulher, ou então está numa posição que não permite seu encaixe. Não mais que 5% dos partos estariam sujeitos a essa condição. Além disso, tecnicamente é impossível saber se o bebê não vai passar enquanto o trabalho de parto não acontecer, a dilatação chegar ao máximo e o bebê não se encaixar.

Mito: Parto Seco (um parto depois que a bolsa rompeu seria uma tortura de tão doloroso)
Fato: A verdade é que depois que a bolsa rompe o líquido amniótico continua a ser produzido, e a cabeça do bebê faz um efeito de "fechar" a saída, de modo que o líquido continua se acumulando no útero. Além disso o colo do útero produz muco continuamente que serve como um lubrificante natural para o parto.


Mito: Parto Demorado (um bebê estaria correndo riscos porque o parto foi/está sendo demorado)
Fato: Na verdade o parto nunca é rápido demais ou demorado demais enquanto mãe e bebê estiverem bem, com boas condições vitais, o que é verificado durante o trabalho de parto. Um parto pode demorar 1 hora como pode demorar 3 dias, o mais importante é um bom atendimento por parte da equipe de saúde. O que dá à equipe as pistas sobre o bebê são os batimentos cardíacos. Enquanto eles estiverem num padrão tranquilizador, então o parto está no tempo certo para aquela mulher.


Mito: Bebê passou da hora (o bebê teria como uma "data de validade" após a qual ele ficaria doente)
Fato: Os bebês costumam nascer com idades gestacionais entre 37 e 42 semanas. Mesmo depois das 42 semanas, se forem feitos todos os exames que comprovem o bem estar fetal, não há motivos para preocupação. O importante é o bom pré-natal. Caso os exames apontem para uma diminuição da vitalidade, a indução do parto pode ser uma ótima alternativa.

Mito: Cordão Enrolado (a explicação é de que o bebê iria se enforcar no cordão umbilical)
Fato: O cordão umbilical é preenchido por uma gelatina elástica, que dá a ele a capacidade de se adaptar a diferentes formas. O oxigênio vem para o bebê através do cordão direto para a corrente sanguínea. Assim, o bebê não pode sufocar.

Mito: Não entrou/não teve trabalho de parto (a ideia aqui é de que a mulher em questão tem uma falha que a impede de entrar em trabalho de parto)
Fato: A verdade é que toda mulher entra em trabalho de parto, mais cedo ou mais tarde. Ela só não vai entrar em trabalho de parto se a operarem antes disso.


Mito: Não tem dilatação no final da gravidez (a explicação é que o médico fez exame de toque com 38/39 semanas e diz que a mulher não vai ter parto porque não tem dilatação nenhuma no final da gravidez)
Fato: Tecnicamente uma mulher pode chegar a 42 semanas sem qualquer sinal, sem dilatação, sem contrações fortes, sem perder o tampão e de uma hora para outra entrar em trabalho de parto e dilatar tudo o que é necessário. É impossível predizer como vai ser o parto por exames de toque durante a gravidez.


Mito: Placenta envelhecida (a placenta ficaria tão envelhecida que não funcionaria mais e colocaria em risco a vida do bebê)
Fato: O exame de ultra-som não consegue avaliar exatamente a qualidade da placenta. A qualidade da placenta isoladamente não tem qualquer significado. Ela só tem significado em conjunto com outros diagnósticos, como a ausência de crescimento do bebê, por exemplo. A maioria das mulheres têm um "envelhecimento" normal e saudável de sua placenta no final da gravidez. Só será considerado anormal uma placenta com envelhecimento precoce, por exemplo, com 30 semanas de gravidez.


Fonte: site Parto do Princípio (http://www.partodoprincipio.com.br/), artigo publicado pela doula Ana Cris. Link direto para o artigo completo: http://www.partodoprincipio.com.br/conteudo.php?src=mitos&ext=html