Monday, July 27, 2009

Almoço de Sábado - Fotos!

Neste fim de semana, recebemos a visita da Érika (prima querida), Cacá e Ana Beatriz, o bebê mais fofo e simpático do pedaço nos últimos tempos :-) Confiram na foto:

Fizemos um almoço em casa, e a Bea se comportou como uma princesinha! Ela está agora com 7 meses, e já interage muito com todo mundo. Qdo fica sozinha no carrinho (e fica super bem, diga-se de passagem) e param de dar atenção pra ela, ela começa a fazer gracinhas, balbuciar, até chamar nossa atenção de volta - uma fofa!!
Só deu mais vontade ainda de ter a Maria Eduarda logo em nossos braços!! Que delícia que é um bebê!!!
Ganhamos um moooonnnnte de presentes lindos da Érika e da Bea, mas eu esqueci de tirar fotos pra mostrar aqui pra vcs...

Mais fotos da família toda, no evento de sábado:


Érika, Bea e Eu


Mamãe e Papai corujas


Vovô Eduardo


Vovó Lurdes


Titio Ivan

Pode falar! Que família linda, né? :-)



6 meses

Hoje completo 26 semanas, que são 6 meses (nas contas doidas que transformam as semanas da gravidez em meses... rs). Logo estou entrando no 3o. trimestre (uns dizem ser com 27 semanas, outros 28 semanas). Noto que estou voltando a ficar um pouco mais cansada. Já sinto mais sono novamente, subir escadas já está ficando tarefa complicada (subo, claro, mas tem que ser mais devagar), ficar um dia todo fora de casa já é bem cansativo pra mim... Imagina qdo a barriga estiver REALMENTE grandona! affff!!!! Além disso, já não consigo mais comer grandes quantidades de uma vez só... rsrsrs!! Aliás, já comentei aqui que gravidez dá muuuuiiiita fome?? Pois é, gravidez dá mesmo MUITA fome. Uma coisa absurda. Mas agora tenho que regular bem a quantidade, senão depois fico com uma baita dor no estômago e também falta de ar. Resultado: tenho que comer mais vezes ao dia, e não exagerar nas refeições maiores (almoço e janta).

A neura de não querer engordar demais continua, e é muito difícil conseguir controlar a boca quando se sente tanta fome assim. Li esses dias um texto extremamente interessante sobre essa nossa obsessão em recuperar logo a forma após o parto, fica aqui a dica de leitura para outras grávidas que estejam também preocupadas:
OBSESSÃO PÓS - PARTO: Síndrome de RECUPERAÇÃO PRECOCE da imagem corporal
http://www.aleitamento.med.br/a_artigos.asp?id=3&id_artigo=1959&id_subcategoria=4

Outra coisa que li dia desses e adorei foi um artigo postado num blog (http://sarahpipoca.blogspot.com/), comparando a experiência de um parto normal com a experiência de andar de montanha russa! ADOREI! Vou transcrever um pedacinho aqui, só pra dar água na boca:
O Parto e a Montanha Russa
"Tem gente que acha loucura sentir dor para parir.
Muitas coisas na vida são mais loucas e as pessoas fazem. E sem que haja bem estar algum em jogo.
Pense no seu parto como se fosse um passeio de montanha russa. Essa foi a melhor metafora que encontrei!
Imagine a sua gestação como uma daquelas filas enormes em dia de excursão de escola no Hopi Hari. No verão. Você ali esperando aquela fila se deslocado devagar... muito devagar. Você cansada, os pés doendo. Você vê gente com medo, apreensiva. Gente empolgada que descreve como vai ser para quem nunca andou. E você ali. Sem saber o que esperar. Você também escuta alguns: você é louca! Andar nisso aí??? Nunca!!! Você não viu aquela montanha russa lá em Ximbiquinha do Sudoeste que quebrou e matou todo mundo? E o pior foram os que ficaram mutilados pro resto da vida!
Você faz ouvido mouco e continua ali. Avançando devagarinho. Não tem pra onde ir, é tarde pra pular fora, as grades que separam a fila são altas, só dá pra seguir em frente."

(continua no link http://sarahpipoca.blogspot.com/2009/06/o-parto-e-montanha-russa.htm)

Boa leitura!

Sunday, July 12, 2009

Barrigão 23 Semanas

Faltando 1 dia pra completar 24 semanas, eis a pança:

Incrível como agora está crescendo depressa!
Marco da semana: pela primeira vez, pessoas que não me conhecem começaram a perceber que estou grávida, sem eu precisar dizer :-) E realmente é incrível como as pessoas são simpáticas com mulheres grávidas... rs... Vou sentir falta de tanta gentileza quando a barriga se for :-)

Thursday, July 2, 2009

Efeitos Colaterais

Hoje percebi que a gravidez está surtindo em mim um efeito clássico, típico da gravidez, mas que até algumas semanas atrás não tinha se manifestado. Eu estou mais calma!! Mais centrada. Mais serena. Nos últimos dias, poucas coisas tem me tirado do sério. Comecei a perceber isso no trânsito. Eu sou daquelas que saem do sério com aqueles tipinhos que chegam atrás de você na estrada dando farol alto como quem diz "sai da frente que a estrada é minha", a ponto de não deixar o cara passar, só pra irrita-lo mais ainda. Bom... não vou contar a lista infindável de baixarias no trânsito, rsrs, pra eu não ficar parecendo uma louca bocuda... imagina o que minha filha iria pensar de mim ao ler isso (um dia ela vai ler), rsrs... que ralhos de exemplo eu seria pra ela?
Bem, voltando... faz alguns dias que já não saio do sério no trânsito. Que não buzino com a barbeiragem alheia, que não fico transtornada com o espertinho querendo passar na frente de todo mundo pelo acostamento. Não vou dizer que não fico indignada. Mas simplesmente não reajo mais. Pq penso no mal que esse idiota poderia causar pra mim e pra minha filha se ele resolve se irritar com a minha irritação (como já aconteceu comigo pelo menos 2x). E aí eu simplesmente desisto. Fico na minha, quietinha. Eu sei, eu sei, deveria ser sempre assim, mas eu não sou - fazer o que? rsrs
Também não estou mais aceitando provocação alheia. Simplesmente elas chegam e se vão, sem surtir nenhum efeito. Graças a Deus nunca fui alvo de provocações agressivas, mas sabe aquelas brincadeiras que alguns amigos adoram fazer com a gente só pra nos tirar do sério? Pois bem, sempre fui o alvo perfeito pra isso! rsrs!! Mas hoje no almoço me disseram que eu ando sem graça pras provocações... rsrs... (e olha que tentaram e muito me tirar do sério).
A verdade é que nada mais tem tanta importância neste momento quanto esta vida crescendo dentro de mim. Em certos momentos, é como se eu estivesse 100% focada no que se passa entre eu e ela, e mais nada.
Realmente a gente aprende a relativizar as coisas. Como eu disse outro dia: nada como um filho pra colocar as coisas em suas devidas prioridades. A gente realmente passa a enxergar o mundo e as pessoas com outros olhos.

Pausa para Uma Prece

Li num site, e achei muito linda.
Obrigada, Senhor, por esta bênção maravilhosa em minha, em nossas vidas!

"Senhor, agradeço-Te
a nova vida que sinto dentro de mim.
Esta presença faz-me ver as pessoas
e as coisas de maneira diferente,
enche-me de ternura e renova em mim
uma grande admiração pelo mistério
pela Tua obra criadora que continua
através da minha pessoa.
Sou feliz por ser mulher e por ser mãe.
Peço-Te que veles por esta criatura
que Tu conheces.
Eu percebo apenas o seu movimento,
leve como uma carícia,
e sonho com os traços do seu rosto,
e a cor dos seus olhos e cabelo.
Deixa-me sonhar, peço-Te,
mas ajuda-me a conhece-la
para que a possa acompanhar
até ao fim do caminho da vida.
Faz com que o cansaço da gravidez
e o medo do parto
não perturbem a minha serenidade
e possa viver esta maravilhosa aventura
confiando na Tua Providência.
Maria,
Tua mãe corajosa e terna, esteja a meu lado
neste tempo de espera e me torne capaz de
receber esta menina
com o mesmo amor com que Te acolheram.
Amém!"

Tuesday, June 30, 2009

22 Semanas e a Confirmação

Ultrassom Morfológico

Confirmadíssimo! É mesmo uma menininha :-) Minha pequena bailarina!
Fizemos hoje o ultrassom morfológico, um exame bem completo sobre a anatomia do feto: analisa o cérebro, coração, pulmão, rins, bexiga, fígado, fluxo sanguíneo, placenta, cólo do útero, líquido aminiótico, coluna, conta até os dedinhos das mãos e dos pés! E também confirma o sexo do bebê. Não tem dúvida, é a Maria Eduarda!
Eu acho que já falei isso aqui em outro post, mas preciso dizer novamente... para uma mãe, não existe som melhor no mundo do que as batidas do coração do seu bebê! Hoje, novamente, quando a médica colocou o som pra gente ouvir, fechei os olhos por uns segundos, e tudo o que eu queria naquele momento era que o mundo parasse pra eu ficar ali só escutando aquelas batidas que são tão mágicas, tão concretas, tão fortes, tão reais.
Graças a Deus correu tudo bem no exame, todas as medidas e avaliações foram perfeitas, minha pequena se desenvolve muito bem! Com 27 cm (da cabeça aos pés), pesando 475g, confirmamos a idade gestacional de 22 semanas. Ela não parava de se mexer um minuto sequer! Até a médica comentou que essa aqui vai ser sapeca! rsrs!! Mas apesar de se mexer bastante, ficou o tempo todo de costas, não se virou para vermos seu rostinho com mais clareza... Ficamos o tempo todo tentando empurra-la pra que se virasse, mas a danada não quis nem saber!! mas enfim, o que mais importa é que ela está muito saudável! :-)

Exercícios

Ontem, depois de meses sem fazer uma caminhada (porque desde que fiquei grávida comecei a ter dores nas costas ao caminhar), fui usar a esteira do prédio. Comecei na bicicleta porque a esteira estava ocupada, e depois de 20 min de bicicleta, fiz mais 20 min de esteira. As costas começaram a doer só no final, e também comecei a sentir o peso da barriga!! Mas foi uma glória conseguir fazer 40 min de exercício. Um bálsamo para o corpo e para a alma! Que sadaudes da academia... Pretendo continuar com esses exercícios 2x por semana, além da ioga 1x por semana. Precisei parar com a hidro, porque pra mim frio e água são duas coisas que não combinam de jeito nenhum.
Agora... preciso contar o fato mais marcante dessa sessão de 'malhação'... quando liguei a esteira e comecei o exercício, e vi lá marcando 4.5 km/h na velocidade, achei que estava errado. Achei não, jurei! Comentei até com o Gu que era impossível aquela marcação ser da velocidade (na verdade não tinha a unidade km/h, somente a marcação numérica). Eu podia jurar que estava muito mais rápido!! "Impossível, Gu! Eu fiz anos de caminhada, academia, esteira, corrida! Isso aqui tá no mínimo a 6 por hora!". Mas daí ele me lembrou de um pequenino detalhe: "sim, mas vc não está se esquecendo de que não estava grávida e não tinha essa barriga de 22 semanas quando corria/fazia esteira?". Aí a ficha caiu! rsrs!! Gente, como pesa!!!!!!!!! Tive que me contentar em andar alternando a velocidade entre 4.5 e 5 km/h, que maratonista! rsrs

Quartinho

Bom, agora com 100% de certeza de que esperamos uma bailarina, podemos finalmente comprar e decorar o quartinho. No sábado retrasado fomos numa loja maravilhosa no Cambuí, que só vende quartos de bebês. Lá tem tudo! Os móveis, os enfeites, a decoração, papel de parede, os tais kits isso e aquilo, tudo tudo! E eles customizam pra gente com o tecido que quisermos, na cor que quisermos, com a estampa que quisermos, com os bichinhos que escolhermos. Fiquei absolutamente encantada! Quanta coisa liinnndaaa!!! Vai ser difícil escolher... Mas pelo menos os móveis já definimos. O berço, a cômoda e a cadeira amamentação. O quarto é pequeno, e não cabe muito mais que isso. Ainda bem... rs...!
Ah! Importante dizer que essa primeira ida à lojas de decoração para ver quartos de bebê teve um efeito psicológico marcante: pela primeira vez, me dei conta de verdade de que daqui a há alguns meses teremos mais uma pessoinha morando conosco em casa. Que delícia! Não vejo a hora de poder pegar minha Maria Eduarda no colo, apertar, abraçar, cheirar, beijar!!! Ai, vou ser uma mãe Felícia! (vcs se lembram do desenho da Felícia? aquela garotinha que gostava tanto de animaizinhos que ficava apertando, amassando, beijando, praticamente sufocando os bichos, os quais tentavam escapar dela de todo jeito?) Mas que mãe não é? ;-)

Sunday, June 21, 2009

Está Crescendo!

Até agora só postei uma foto da minha então barriguinha, quando estava com 15 semanas. Nas duas últimas semanas foi simplesmente impressionante o tanto que ela cresceu (e que eu cresci também... infelizmente...). Agora ela está cada vez mais aparente, difícil mesmo não notar que estou grávida.
Minha barriga com 19 semanas:


Minha barriga com quase 21 semanas:



E com a barriga, tudo o mais vem aumentando. Especialmente as ancas e o peito. Ai ai... até agora engordei 3,5kgs, mas pra mim parece que já engordei uns 10. O formato do corpo muda. Além do que, 4 meses sem nenhum exercício produzem um efeito deformador indesejável, até mesmo para uma não-grávida, rsrs... Dizem que depois volta tudo ao normal... Estou contando com isso!