Showing posts with label Semanas de gestação. Show all posts
Showing posts with label Semanas de gestação. Show all posts

Friday, October 23, 2009

38 Semanas


Ok. Atendendo a pedidos, foto mais recente da barriga - tirada hoje, com 38 semanas e 4 dias.
(a gente sempre acha que não tem como ela ficar maior... HA - HA.)


A Maria Eduarda resolveu fazer festa toda noite. Essa madrugada, eram 2 da matina e eu simplesmente não tinha conseguido pregar os olhos ainda. Ela mexe demais, sei lá se tá ficando apertado o espaço, e se por isso ela realmente mexe mais ou eu é que sinto mais. Só sei que sentei na cama, 2hs da manhã, desesperada, conversando com ela (baixinho pro pai não acordar - afinal já bastava eu!), implorando pra ela parar um pouco pra eu dormir. Acho que ela está querendo me treinar pro que vem por aí.. hehe!

A boa notícia é que ontem fui na médica e vimos que ela está novamente cefálica (de cabeça pra baixo, como deve ser pra quem quer parto normal). Com 37 semanas ela me deu um sustinho, ficando transversa - fiquei com medo que ela não mudasse mais de posição, o que impossibilitaria um parto normal. Mas eu sou mesmo muito ingênua! Do jeito que ela se mexe, não me surpreenderia se ela ainda trocasse de posição várias vezes até nascer. Mas vamos torcer pra que agora ela pare nessa posição.
De resto, sem novidades. Ainda nenhuma contração diferente, nenhum tampão saindo por aí, a barriga ainda alta, enfim... nenhum sintoma de trabalho de parto. Tudo bem, filha, mamãe não tá com pressa!

Ah! Hoje fomos caminhar de manhãzinha no Taquaral. O dia estava absolutamente lindo, céu super azul, sol gostoso, brisa fresca (pq ontem à noite choveu bem). Tudo perfeito! Caminhamos, tomamos suco de laranja com cenoura (hummmm!!!) e voltamos pra casa com uma nova carga de endorfinas no nosso corpo. Que gostoso!

Friday, October 16, 2009

37 Semanas - Última de Trabalho

É isso. Chegou. Um dos marcos da gravidez, chegou. Hoje é o último dia que trabalho. Apesar de ser algo muito desejado (já estou bem cansada, precisando ficar em casa, desacelerar, internalizar), por outro lado é meio estranho isso, pois em 10 anos de trabalho nesta mesma empresa esta é a primeira vez que vou me ausentar por tanto tempo. Mas é necessário. Física, psicológica e emocionalmente. Vou parar agora pra poder descansar, ficar nova em folha, recuperar o fôlego e manter o pique pra quando minha filhota chegar. Além disso, quero aproveitar para curtir os últimos dias da gravidez, os últimos dias só meus. Tenho uma lista infinita de coisas pra fazer durante esse período, rs, assim não caio no tédio, nem na mega ansiedade pela espera:
- Dormir. Dormir muuuiiito.
- Ir ao cinema. Depois, só Deus sabe quando vou conseguir ir novamente.
- Sair com a minha mami, e aproveitar nossos últimos dias de "mãe-filha".
- Ir ao salão de beleza, dar os retoques finais.. rs..
- Ler, ler, ler, ler (estou lendo 3 livros ao mesmo tempo, mas o único que preciso mesmo finalizar antes dela nascer é o da Ina May, sobre parto).
- Terminar de arrumar nossa mala pra maternidade.
- Bater perna no shopping.
- Cozinhar!!
- Fazer caminhadas. Continuar a ioga.

Essa lista podia crescer infinitamente... mas tenho consciência de que talvez nem faça boa parte do que estou me propondo... tudo vai depender do meu pique, e também de quando a Maria Eduarda resolver chegar!

(Agora começa a ficar cada vez mais real a chegada dela. E com isso, bate um medinho... Medo do desconhecido. Vou saber cuidar? Vou dar conta do trabalho? Como vai ser o parto? Como vai ficar nossa vida?)

Friday, October 2, 2009

Contagem Regressiva

Nossa... entrei hoje aqui no blog e vi no baby ticker ao lado, a contagem regressiva: 30 dias. Trinta dias!!!! Só falta um mês pra minha DPP (data provável do parto)! Isso significa que estou entrando naquela fase que a qualquer momento pode nascer. Qualquer mesmo. Até mesmo bem depois da DPP! rs!!

E alguns pensamentos são inevitáveis nessa fase... Acho que vou sentir saudade da barriga, principalmente da Duda se mechendo tão gostoso aqui dentro. Vou sentir falta desse estado de graça e plenitude que só uma mulher grávida consegue experimentar. Quero curtir cada minutinho que me resta nesse estado gravídico. Por outro lado, que alívio vai ser ter o meu corpo de volta... rs...

Também penso no parto, e cada dia mais, agora que já se aproxima e parece que com tanta pressa. Engraçado como a gente fica ainda mais sensível nessas últimas semanas de gestação. Relatos de parto agora me fazem chorar. É uma emoção que eu nem sei explicar. É como se eu conseguisse sentir o que aquelas mulheres sentiram ao ver seus filhos pela primeira vez. Fico pensando no que eu vou dizer à Maria Eduarda qdo a vir pela primeira vez.

Penso nisso tudo e um pouco mais...

E tem um tipo de pensamento que realmente é o que mais ocupa espaço ultimamente.
Achei que eu estaria mais preocupada com a chegada de um novo membro na família, com a mudança radical que isso vai trazer pras nossas vidas (dormir pouco, cansar muito, desgaste, falta de liberdade, afastamento do casal, e toda aquela lista de coisas medonhas que 99% dos pais mais recentes fazem questão de te contar, como se isso causasse imenso prazer, revanche e alívio a eles). Mas sabem que não? Sabem que é justamente o contrário? Esse medo estava mais presente há algumas semanas. Agora é um sentimento diferente: não vejo a hora de conhecer minha pequena. Não vejo a hora de ver minha casa inundada da presença desse novo ser, fraldas pra lá e pra cá, roupinhas espalhadas, cama desfeita, louça por lavar, cheirinho de bebê, chorinho de bebê, paninhos por todos os lados. Já não imagino minha vida sem ela. Me dá prazer pensar que agora seremos 3 e não mais 2 somente. Me deixa extremamente feliz e emocionada pensar que daqui a poucas semanas nascerá uma nova família, e que eu e o Gu não seremos mais somente marido e mulher, mas pai e mãe, família de verdade, enfim. Me dá prazer pensar que não iremos mais viajar sozinhos por um bom tempo - iremos leva-la conosco para todo canto! Imagina que delícia quando ela puder curtir uma praia com a gente? Quem não consegue ver as delícias em poder mostrar o mundo a um ser tão pequeno não deveria ter filhos.
Claro que sei que vou ficar cansada. Claro que sei que no meio do furacão dos primeiros meses, vou pensar que aquela fase nunca vai acabar (mesmo sabendo que vai). Claro que noites mal dormidas vão me deixar acabada. Claro que vão ter dias em que vou sentir saudades de poder chegar em casa, simplesmente deitar no sofá e esquecer da vida... ou então sair pra jantar com o maridão, sem compromisso nenhum com horário, sem pensar se minha filha vai ficar bem.
Mas tudo na vida é assim. Nós abrimos mão de algumas coisas, pra ter outras que consideramos mais importantes. Quem decide fazer faculdade fora de casa, abre mão do conforto e segurança do lar, para arriscar uma aventura inimaginável e também cheia de percalços que é o morar sozinho pela primeira vez. Quem é solteiro e decide se casar, abre mão da liberdade de ir e vir, da possibilidade de se deixar levar por outras paixões, conhecer uma pessoa nova a cada final de semana, viajar na farra com os amigos. Em troca ganha a companhia do seu amor todos os dias, o prazer de construir uma vida a dois, a calma trazida pela segurança de ter alguém tão especial sempre ao seu lado, o prazer de poder formar sua família.
Sempre perdemos algo, e sempre ganhamos algo. A vida é sempre uma troca. O importante é a gente sentir que ganhou mais que perdeu, senão a troca fica pesada, injusta e o arrependimento chega.
Estou prontíssima pra trocar minhas noites bem dormidas pelo prazer de ter a pessoa mais importante da minha vida ao meu ladinho, mesmo que resmungando num chorinho interminável. Estou prontíssima pra trocar minha liberdade pela responsabilidade de ter que cuidar da minha filha, ve-la crescer e ajuda-la a se desenvolver ao seu máximo potencial. Mais que tudo, estou pronta para aprender com ela a ser mãe, e a ser um ser humano melhor.

Te amo muito, minha filha! E te espero muito ansiosa aqui do lado de fora, ainda que respeitando o seu próprio tempo: venha quando estiver também pronta! Te garanto que o mundo é um lugar maravilhoso, um presente espetacular que Deus nos deu, e que aqui vc vai encontrar muito amor, muita gente especial, muita coisa linda!

Monday, September 14, 2009

33 Semanas - A Barriga e o Quarto

Pois é... entrando na reta final. Hoje completo 33 semanas, e resolvi postar aqui duas fotos da barriga (que faz tempo que não posto) e fotos do quartinho que, finalmente!, ficou pronto. Mas antes das fotos queria deixar registrado as minhas impressões sobre essa fase da gestação. Pra mim está sendo a melhor de todas, não tenho dúvidas disso! Já até falei sobre isso num outro post, mas não custa repetir: apesar de todos os desconfortos (que são muitos e só aumentam a cada dia que passa), é uma fase maravilhosa... me sinto mais mãe do que nunca, mais ligada a ela do que nunca. E agora to experimentando uma coisa que já tinha ouvido de várias grávidas mas ainda não tinha me acontecido: a compaixão e simpatia das pessoas para com as grávidas... rs... É incrível como as pessoas ficam boazinhas com a gente, atenciosas, prestativas, não me deixam carregar nada de peso, elogiam a barriga, contam histórias (geralmente bonitas e otimistas, ufa!) de crianças e bebês e o quanto eles são fofinhos e bonitinhos, é mesmo impressionante. De repente a gente vira o centro das atenções! rs! Até alguém que nunca te viu na vida chega pra falar com vc, perguntar com quanto tempo vc está, se oferecer pra carregar um pacote mais pesado, ou uma cadeira, coisa linda! Mas falando sério, é mesmo bonito ver esse lado do ser humano (que até hoje eu só vi se manifestar em 2 situações: na época do Natal - e é por isso que eu amo tanto o Natal - e pras mulheres grávidas). Bom... vou aproveitar as últimas semanas que me restam dessa gentileza toda, pois todas as grávidas tb são unânimes em dizer que isso tudo some tão logo vc tenha seu bebê no colo.
E vamos às fotos!


Essas foram tiradas e dirigidas pelo maridão. Mas fizemos uma sessão de fotos ontem (book gestante - que chique!), com um fotógrafo profissional, e estamos super curiosos pra ver como elas ficaram. Gente, confesso que depois de ontem, passei a admirar as modelos! rsrs!!! Vidinha nada fácil essa de ficar fazendo caras e bocas pra posar pra foto... eu não nasci pra isso meeeesmooo!!! Qdo o Marcelo (fotógrafo) falava pra fazer cara de séria, eu desatava a rir, quando era pra sorrir, eu só conseguia aquele sorriso mais falso que pulseira de ouro na 25 de março. rsrs!!! E eu e o Gu rachávamos de rir vendo o Marcelo fazer as poses que depois eu deveria imitar! Comédia! Mas apesar de tudo (da minha total falta de noção pra modelo fotográfica), acho que as fotos ficarão lindas. O Marcelo nos mostrou umas 3 ou 4, e ficaram deslumbrantes! O trabalho dele realmente é fantástico (ele tb fez as fotos do nosso casamento).

E vamos às fotos do quartinho agora. Ele ficou muito lindo! Tudo tão caprichado!! Agora só falta o abajur e o penduricalho que vai na cortina. Ah, e claro, a coisa mais importante de todas: a moradora do quartinho (mas essa, se Deus quiser, ainda leva umas 7 semanas pra chegar).




Esse é o quarto da nossa princesa. O quarto é pequenino, mas ficou muito ajeitadinho! Toda hora que passo pelo corredor em frente ao quarto, acabo não resistindo e paro ali pra ficar olhando e imaginando ela já deitadinha no berço...

Friday, August 28, 2009

Parte do Quartinho e as Sensações das 30 Semanas

E o quartinho começou a chegar! Ontem chegaram os móveis (berço, cômoda, poltrona amamentação, pufe, cabideiro). Não resisti e vou postar algumas fotos aqui (mesmo que tudo esteja ainda meio que embalado, como é o caso da pontrona, que ainda nem tiramos totalmente do saco que veio envolto nela).
Poltrona + puf:

Cômoda:
O berço (com o cabideiro ainda embalado, dentro):
E a atração maior: a Tummy Tub! Que é o baldinho onde vamos dar banho na Maria Eduarda:

Ainda falta muita coisa. O papel de parede vai ser colocado na semana que vem. Também prometeram pra semana que vem a entrega da cortina e de todo o restante do enxoval: kit berço, abajur, nichos, almofada, kit higiene, trocador e por aí vai... To doida pra ver tudo prontinho! Ah, mas ainda vai ficar faltando as bonecas/ursas que encomendamos no final de semana passado, e o móbile que ainda não resolvemos.

Pelo menos isso tudo vai me mantendo entretida, baixando um pouco o nível da ansiedade. Agora que faltam apenas 2 meses pra chegada dela, estou bastante ansiosa mesmo. Doida pra te-la em meus braços. Não penso em outra coisa a não ser na minha filha. Definitivamente essa está sendo a melhor fase da gravidez... Por um lado já estou grande e pesada. Por outro, estamos numa sintonia muito intensa uma com a outra. Me sinto muito ligada a ela, como se nunca tivesse sido tão real a presença dela em nossas vidas. Senti-la se mexendo dentro de mim está cada dia mais gostoso! É mesmo inexplicável. Agora estou entrando naquela fase em que a barriga deforma qdo ela adota certas posições. Um sarro! Só quem já passou por isso pode me entender. Já é um amor tão imenso! Imagino depois que nascer...

Wednesday, August 19, 2009

29 Semanas

E a barriga está virando barrigão!!
Já perto de completar os 7 meses, começo a sentir a barriga pesar. E a desejar que já estivesse mais próxima das 40 semanas... rs... Tem dias que sinto falta de ar, principalmente depois de comer ou subir escadas. Tem dias que durmo mal: dormir de barriga pra cima já não é mais tão confortável, e dormir de lado pra mim é incômodo (mesmo com trocentos travesseiros pra apoiar pescoço, barriga, pernas... rs...). Aliás, a Maria Eduarda parece não gostar nada nada de dormir do lado esquerdo (que todos dizem ser o melhor lado pra se dormir, já que assim se libera veias importantes que ficam do lado direito, e levam grande fluxo de sangue ao útero e ao bebê). É só eu deitar pra esquerda que ela começa a me chutar, e chuta sem parar até que eu me vire! Chega a ser cômico! rsrs Eu fico com dó e acabo mudando mesmo de lado (vejam só... ela já dobra a mãe, e nem nasceu ainda).
Escolher roupa pela manhã está cada vez mais difícil. Agora só as bem largas me cabem. Muitas vezes tento colocar alguma roupa que há tempos não uso, mas que parece servir pq é 'larguinha', e aí é engraçado ver como eu não tenho mais noção do meu tamanhão! :-)
Fora o fato de que preciso ter um banheiro a minha disposição a cada 2,5hs no máximo... haja xixi!! rs!!!

Mas tem também as delícias dos 7 meses. É tão gostoso senti-la se mexer! E ela mexe muito! Agora não são mais apenas chutes, mas ondas, cutucões, um cotovelo ou pé passando aqui e ali, a impressão de que ela se mexe inteirinha dentro de mim, muito gostoso mesmo! Toda a parte difícil e cansativa da gravidez é recompensada por esses momentos tão divinos!

Na próxima sexta-feira vamos fazer um ultrassom (faz teeeempo desde o último), e este vai ser o 4D! Estamos muito ansiosos pra ver o quanto ela cresceu, pra ver a carinha dela, saber com quem ela se parece - e espero que ela colabore, pq no último US ela não queria saber de mostrar o rostinho pra nós - ver em qual posição ela está (apesar de saber que ela está transversa, como se estivesse deitada folgadamente numa rede), e saber se o que eu apalpo é uma cabeça, o bumbum ou um cotovelo.


Estou começando a organizar o chá de bebê. Bem... a data já está reservada e o salão aqui do prédio tb... já é alguma coisa, né? :-) E estamos fazendo a lista de tudo que ainda precisamos comprar/providenciar antes dela nascer. E estou super ansiosa pra que o quartinho dela chegue - to doida pra ver como vai ficar!

A cada dia que passa a ansiedade pelo tão esperado momento vai aumentando. Os preparativos se intensificando, a preocupação com o parto crescendo (e com ela, a busca incessante por informações). Cada dia tenho mais e mais certeza de que vou ter um parto normal, e, sobretudo, humanizado. Quero que a minha princesa venha ao mundo com muita tranquilidade e seja amparada por mim assim que nascer! Nada de médicos batendo na bundinha, pendurando de cabeça pra baixo, esticando e puxando! Ô coitada!! Imagina? Sair do único lugar que vc conheceu como seguro sua vida toda e ir pra um lugar frio e hostil? Nem pensar... quero que ela venha primeiro pro meu colo, sinta o meu cheiro, ouça o meu coração batendo, mame no meu peito, e sinta que este mundo aqui fora também pode ser um lugar muito acolhedor e que eu ainda estou aqui (e sempre estarei). Método Leboyer, pra quem nunca ouviu falar.
Mas não vou me alongar mais sobre meus planos de parto. Isso merece um post separado, escrito com mais calma.

Depois vou postar tb sobre nossa viagem feita neste fim de semana - pra Campos do Jordão. Nossa última viagem romântica por um boooommmm tempo agora... rs....

Monday, July 27, 2009

6 meses

Hoje completo 26 semanas, que são 6 meses (nas contas doidas que transformam as semanas da gravidez em meses... rs). Logo estou entrando no 3o. trimestre (uns dizem ser com 27 semanas, outros 28 semanas). Noto que estou voltando a ficar um pouco mais cansada. Já sinto mais sono novamente, subir escadas já está ficando tarefa complicada (subo, claro, mas tem que ser mais devagar), ficar um dia todo fora de casa já é bem cansativo pra mim... Imagina qdo a barriga estiver REALMENTE grandona! affff!!!! Além disso, já não consigo mais comer grandes quantidades de uma vez só... rsrsrs!! Aliás, já comentei aqui que gravidez dá muuuuiiiita fome?? Pois é, gravidez dá mesmo MUITA fome. Uma coisa absurda. Mas agora tenho que regular bem a quantidade, senão depois fico com uma baita dor no estômago e também falta de ar. Resultado: tenho que comer mais vezes ao dia, e não exagerar nas refeições maiores (almoço e janta).

A neura de não querer engordar demais continua, e é muito difícil conseguir controlar a boca quando se sente tanta fome assim. Li esses dias um texto extremamente interessante sobre essa nossa obsessão em recuperar logo a forma após o parto, fica aqui a dica de leitura para outras grávidas que estejam também preocupadas:
OBSESSÃO PÓS - PARTO: Síndrome de RECUPERAÇÃO PRECOCE da imagem corporal
http://www.aleitamento.med.br/a_artigos.asp?id=3&id_artigo=1959&id_subcategoria=4

Outra coisa que li dia desses e adorei foi um artigo postado num blog (http://sarahpipoca.blogspot.com/), comparando a experiência de um parto normal com a experiência de andar de montanha russa! ADOREI! Vou transcrever um pedacinho aqui, só pra dar água na boca:
O Parto e a Montanha Russa
"Tem gente que acha loucura sentir dor para parir.
Muitas coisas na vida são mais loucas e as pessoas fazem. E sem que haja bem estar algum em jogo.
Pense no seu parto como se fosse um passeio de montanha russa. Essa foi a melhor metafora que encontrei!
Imagine a sua gestação como uma daquelas filas enormes em dia de excursão de escola no Hopi Hari. No verão. Você ali esperando aquela fila se deslocado devagar... muito devagar. Você cansada, os pés doendo. Você vê gente com medo, apreensiva. Gente empolgada que descreve como vai ser para quem nunca andou. E você ali. Sem saber o que esperar. Você também escuta alguns: você é louca! Andar nisso aí??? Nunca!!! Você não viu aquela montanha russa lá em Ximbiquinha do Sudoeste que quebrou e matou todo mundo? E o pior foram os que ficaram mutilados pro resto da vida!
Você faz ouvido mouco e continua ali. Avançando devagarinho. Não tem pra onde ir, é tarde pra pular fora, as grades que separam a fila são altas, só dá pra seguir em frente."

(continua no link http://sarahpipoca.blogspot.com/2009/06/o-parto-e-montanha-russa.htm)

Boa leitura!

Sunday, July 12, 2009

Barrigão 23 Semanas

Faltando 1 dia pra completar 24 semanas, eis a pança:

Incrível como agora está crescendo depressa!
Marco da semana: pela primeira vez, pessoas que não me conhecem começaram a perceber que estou grávida, sem eu precisar dizer :-) E realmente é incrível como as pessoas são simpáticas com mulheres grávidas... rs... Vou sentir falta de tanta gentileza quando a barriga se for :-)

Tuesday, June 30, 2009

22 Semanas e a Confirmação

Ultrassom Morfológico

Confirmadíssimo! É mesmo uma menininha :-) Minha pequena bailarina!
Fizemos hoje o ultrassom morfológico, um exame bem completo sobre a anatomia do feto: analisa o cérebro, coração, pulmão, rins, bexiga, fígado, fluxo sanguíneo, placenta, cólo do útero, líquido aminiótico, coluna, conta até os dedinhos das mãos e dos pés! E também confirma o sexo do bebê. Não tem dúvida, é a Maria Eduarda!
Eu acho que já falei isso aqui em outro post, mas preciso dizer novamente... para uma mãe, não existe som melhor no mundo do que as batidas do coração do seu bebê! Hoje, novamente, quando a médica colocou o som pra gente ouvir, fechei os olhos por uns segundos, e tudo o que eu queria naquele momento era que o mundo parasse pra eu ficar ali só escutando aquelas batidas que são tão mágicas, tão concretas, tão fortes, tão reais.
Graças a Deus correu tudo bem no exame, todas as medidas e avaliações foram perfeitas, minha pequena se desenvolve muito bem! Com 27 cm (da cabeça aos pés), pesando 475g, confirmamos a idade gestacional de 22 semanas. Ela não parava de se mexer um minuto sequer! Até a médica comentou que essa aqui vai ser sapeca! rsrs!! Mas apesar de se mexer bastante, ficou o tempo todo de costas, não se virou para vermos seu rostinho com mais clareza... Ficamos o tempo todo tentando empurra-la pra que se virasse, mas a danada não quis nem saber!! mas enfim, o que mais importa é que ela está muito saudável! :-)

Exercícios

Ontem, depois de meses sem fazer uma caminhada (porque desde que fiquei grávida comecei a ter dores nas costas ao caminhar), fui usar a esteira do prédio. Comecei na bicicleta porque a esteira estava ocupada, e depois de 20 min de bicicleta, fiz mais 20 min de esteira. As costas começaram a doer só no final, e também comecei a sentir o peso da barriga!! Mas foi uma glória conseguir fazer 40 min de exercício. Um bálsamo para o corpo e para a alma! Que sadaudes da academia... Pretendo continuar com esses exercícios 2x por semana, além da ioga 1x por semana. Precisei parar com a hidro, porque pra mim frio e água são duas coisas que não combinam de jeito nenhum.
Agora... preciso contar o fato mais marcante dessa sessão de 'malhação'... quando liguei a esteira e comecei o exercício, e vi lá marcando 4.5 km/h na velocidade, achei que estava errado. Achei não, jurei! Comentei até com o Gu que era impossível aquela marcação ser da velocidade (na verdade não tinha a unidade km/h, somente a marcação numérica). Eu podia jurar que estava muito mais rápido!! "Impossível, Gu! Eu fiz anos de caminhada, academia, esteira, corrida! Isso aqui tá no mínimo a 6 por hora!". Mas daí ele me lembrou de um pequenino detalhe: "sim, mas vc não está se esquecendo de que não estava grávida e não tinha essa barriga de 22 semanas quando corria/fazia esteira?". Aí a ficha caiu! rsrs!! Gente, como pesa!!!!!!!!! Tive que me contentar em andar alternando a velocidade entre 4.5 e 5 km/h, que maratonista! rsrs

Quartinho

Bom, agora com 100% de certeza de que esperamos uma bailarina, podemos finalmente comprar e decorar o quartinho. No sábado retrasado fomos numa loja maravilhosa no Cambuí, que só vende quartos de bebês. Lá tem tudo! Os móveis, os enfeites, a decoração, papel de parede, os tais kits isso e aquilo, tudo tudo! E eles customizam pra gente com o tecido que quisermos, na cor que quisermos, com a estampa que quisermos, com os bichinhos que escolhermos. Fiquei absolutamente encantada! Quanta coisa liinnndaaa!!! Vai ser difícil escolher... Mas pelo menos os móveis já definimos. O berço, a cômoda e a cadeira amamentação. O quarto é pequeno, e não cabe muito mais que isso. Ainda bem... rs...!
Ah! Importante dizer que essa primeira ida à lojas de decoração para ver quartos de bebê teve um efeito psicológico marcante: pela primeira vez, me dei conta de verdade de que daqui a há alguns meses teremos mais uma pessoinha morando conosco em casa. Que delícia! Não vejo a hora de poder pegar minha Maria Eduarda no colo, apertar, abraçar, cheirar, beijar!!! Ai, vou ser uma mãe Felícia! (vcs se lembram do desenho da Felícia? aquela garotinha que gostava tanto de animaizinhos que ficava apertando, amassando, beijando, praticamente sufocando os bichos, os quais tentavam escapar dela de todo jeito?) Mas que mãe não é? ;-)

Friday, June 12, 2009

19 Semanas e as Delícias de Sentir o Bebê se Mexendo

19 semanas. Estamos praticamente na metade do caminho. Dá pra acreditar?

Agora sim, a barriga está aparecendo. Barriga de grávida, não mais de gorda (que é o aspecto que a barriga tem até umas 16 semanas). Redondinha e durinha. A coisa mais engraçada foi o dia em que eu acordei, me olhei no espelho, e vi que a blusa do pijama não cobria mais minha barriga inteira. Ri sozinha!

Essa semana fui ao obstetra. Acabei trocando de obstetra, mas essa é uma longa história e qualquer dia eu posto aqui. O que importa é que confio muito no meu obstetra (que já era meu ginecologista antes de ficar grávida), e sinto que ele irá cuidar muito bem de mim e da Maria Eduarda nessas quase 20 semanas que ainda nos restam.

Ele examinou os resultados dos meus exames, escutou o coraçãozinho da minha pequena, me examinou, mediu altura uterina (AU) e apalpou o útero. Com 19 semanas, eu deveria estar com aproximadamente 19 cm de AU, e o útero ligeiramente abaixo do umbigo. Qual não foi a surpresa do médico qdo viu que o útero já tinha passado do umbigo (geralmente só acontece com 20 semanas pra mais) e que a largura do útero também estava bem maior do que o usual nessa fase da gestação. Isso, aliado ao fato de que eu já sinto minha filha se mexer desde as 16 semanas, fez com que ele pense que o bebê é grande! Perguntou se eu e meu irmão nascemos grandes (siiiimmm: eu com 3.850 gr, e meu irmão com 4kgs), e se meu marido e irmão nasceram grandes (parece que nasceram com aproximadamente 4 kgs). Ao que tudo indica, vou ter um bebezão! rsrsrs Vamos confirmar a idade gestacional e o tamanho do bebê no ultrassom morfológico, daqui a 3 semanas.

Estou aqui escrevendo e sentindo minha "pequena" se mexendo dentro de mim. Desde o meio da semana passada eu tenho sentido todos os dias, e cada dia mais forte e mais frequente. Antes disso, eu sentia de vez em quando e depois passava dias sem sentir novamente. A sensação é realmente como todos descrevem: borboletas batendo asas dentro de vc, "gases" que não dóem, mas a melhor descrição na minha opinião é a de que é uma sensação parecida com um músculo que "pula" sozinho (sabe quando o olho começa a dar aqueles "pulinhos" que a gente não consegue controlar?). Para as mamães de primeira viagem que ainda não sentiram seus bebês, espero que essas descrições ajudem :-) É uma sensação muito diferente ter algo se mexendo dentro de você, sob o qual vc não tem o menor controle. Algo vivo, que mexe quando quer, para quando quer, e faz na intensidade que quer. Quando ela mexe, eu paro tudo. Quero ficar ali só curtindo aquele momento de nós duas, esperando ansiosa pela próxima mexida... até o dia em que de fato a gente estabeleça uma relação entre nós duas, através do toque (dizem que isso acontece mais para o final da gestação). Coloco a mão na barriga (porque já dá pra sentir os chutinhos com a mão também), acaricio, converso e fico maravilhada com essa sensação indescritível.
Até o Gu já conseguiu sentir! Outro dia estávamos na cama, prestes a dormir, e comecei a sentir vários chutes e mais fortinhos do que o habitual. Pedi pro Gu colocar a mão na minha barriga, e, segundo as contas dele, dessa vez ele sentiu a Maria Eduarda mexendo por 9 vezes seguidas!! Acho que foi o recorde! rs
Até minha mãe já conseguiu sentir um chute! Essa menina está começando a se mostrar pro mundo.

Tão bom sentir minha filha viva e esperta aqui no meu ventre!! Obrigada, Maria Desatadora dos Nós! Obrigada, Senhor meu Deus por essa bênção em nossas vidas!

Monday, May 11, 2009

15 Semanas e o Primeiro Dia das Mães


Vejam só a barriguinha apontando :-) Tudo bem, ainda é bem discreta, mas pra mim ela já parece enorme... pq não estava ali antes. De manhã quando eu acordo sinto uma "bolinha" logo abaixo do umbigo. Bolinha que está rapidamente se tornando bolão! Que coisa mais esquisita ver tanta mudança no seu corpo! Uma mudança que acontece independente da sua vontade (quer você queira muito que sua barriga cresça, quer não, o ritmo definitivamente não é ditado por você). É muito louco pensar que tem outro ser crescendo dentro da gente! Claro, é delicioso, mágico, incrível! E louco!!
Domingo tive meu primeiro Dia das Mães. Que delícia!! Alguns me perguntam "mas você já é mãe por um acaso?" - CLARO que eu já sou mãe, ué! Não tem um filho crescendo aqui dentro? Se tem um filho, tem uma mãe. Uma mãe que já ama, se preocupa, cuida, alimenta, gera. Claro que quando o bebê nascer será diferente. Será um novo estágio da maternidade. Mas é claro que a gestante já é mãe desde o momento da concepção.
Mas vamos voltar ao relato do meu dia das mães... Foi muito gostoso!! Logo pela manhã fui acordada com uma cesta de café-da-manhã e um buquê de rosas lindíssimo, presentes do maridão. Depois de saborear nosso delicioso café, e ficar ali curtindo aquele momento especial, nos arrumamos e fomos nos encontrar com meus pais, irmão e namorada num restaurante onde combinamos de almoçar para comemorar o dia das mães. Ganhei presente até do meu irmão! Um vale massagem de 90 min do Kalmma Zen Spa, que delícia!!!! E dos meus pais ganhei um presente muito especial. Aliás, dois. Ganhei um anel que era da minha mãe. O anel é lindo, mas o que mais me deu felicidade foi o que ele representa. Minha mãe ganhou esse anel do meu pai quando ficou grávida de mim! Sempre cobicei aquele anel, desde a adolescência, e minha mãe sempre me disse que um dia ele seria meu - o dia em que eu ficasse grávida. Fiquei super feliz por finalmente ter chegado o dia de receber esse presente! Ah, o segundo presente foi um cartão muito lindo que minha mãe me escreveu, e que me fez chorar e me emocionar.
Depois passamos a tarde na minha sogra, onde também recebi cumprimentos de todos pelo meu primeiro dia das mães. Tão bom receber esse carinho!
Este certamente foi o primeiro Dia das Mães de todos os outros muitos que viverei até o resto da minha vida.

Tuesday, April 28, 2009

Senhores Passageiros, Bem Vindos ao 2o Trimestre!


Êêêêê!! Senhores passageiros, bem vindos ao 2o. trimestre!! :-) Acomodem-se em seus assentos, pois a melhor parte da viagem está prestes a começar!
Pois é... o primeiro 1/3 da minha gestação já se completou (para os leigos: o segundo trimestre começa na 13a semana). Pareceu uma eternidade... mas ao mesmo tempo, passou tão rápido! Se os outros 2/3 forem nessa velocidade, essa criança estará fazendo estripulias aqui do lado de fora muito mais rápido do que eu imaginava!!

Logo se nota que o primeiro trimestre foi embora e levou consigo as preocupações e desconfortos típicos dessa primeira etapa. Já nos sentimos à vontade pra fazer planos (enxoval, quartinho, nomes) e para pensar na preparação pro parto. Já me sinto muito mais disposta, doida pra voltar aos exercícios. A preocupação para o próximo ultrassom é descobrir o sexo. Outra coisa que não sai da mente agora é "quando será que vou sentir meu filho se mexer?" - dizem que entre a 18a e a 20a semana já dá pra sentir. Ah! Tem também o lance de ficar olhando a barriga todo dia e vendo o quanto ela está crescendo (não vejo a hora dela ficar linda, grande e redondinha!). Enfim, a mentalidade muda. Nova etapa, novas preocupações. Como dizem por aí, filho é uma preocupação eterna, rsrsrs.

Ontem mesmo fui fazer uma aula de hidroginástica numa academia perto de casa. Aprovada! Vou começar a fazer 2x por semana. Também vou fazer yoga (num grupo especial para gestantes). Quero estar em forma para quando chegar a hora do parto! E também quero estar em forma pra gerar essa criaturinha da forma mais saudável possível.
No fim de semana passado, nós ganhamos os primeiros brinquedinhos (by vovó Lurdes). Dentre eles, uma libélula muito simpática que a gente já tinha visto com outras crianças e amado. Uma ótima distração para bebês chorando.. rs.. E agora estamos escolhendo carrinho, que a tia Tissi vai trazer pra nós dos EUA - que disposição!!

Domingo, eu e minha mãe ficamos hoooras na Amazon olhando coisinhas para bebê. Que delícia! Descobrimos coisinhas bem interessantes, que não existem por aqui (eu pelo menos nunca vi), como uma cadeirinha para alimentar o bebê que vc consegue colocar em cima de outra cadeira ou mesa ou onde quiser. Super prático! (pra quem quiser ver do que se trata: http://www.amazon.com/Fisher-Price-Healthy-Care-Booster-Seat/dp/B0000DEW8N/ref=pd_ts_ba_24?ie=UTF8&s=baby-products) Também adorei um cobertorzinho no qual vc pode "ensacar" o bebê - o que evita o mal-súbito, pois não corre o risco de sufocamento (http://www.amazon.com/Kiddopotamus-SwaddleMe-Cotton-Small-Circle/dp/B000CC5EKM/ref=pd_ts_ba_36?ie=UTF8&s=baby-products). Desse também existe por aqui, mas é meio difícil encontrar.


Gente, resumindo? Eu amo estar grávida!! Realmente, todo aquele desconforto e medo do primeiro trismestre foi sumindo aos poucos. E agora estou começando a curtir toda a bênção que é a gravidez na vida de uma mulher. Quando eu paro e penso que tem uma coisinha de 7cm viva, se mexendo e crescendo aqui dentro de mim, fico maravilhada com essa mágica da vida que Deus concedeu à nós, mulheres. Às vezes é difícil acreditar que tem uma vida crescendo dentro da gente. Uma vida que é metade de mim e metade do homem que eu amo. Mas que já é, até certo ponto, independente de nós. Fascinante.

Gerar uma vida é o melhor presente que Deus me deu!

13 Semanas e a TN


Ontem (27/abril) fiz meu ultrassom para exame de TN (para quem não lembra/sabe = Translucência Nucal). Tudo normalíssimo! Graças a Deus! TN com resultado normal, osso nasal com resultado normal (2,3mm - hihihi, que narizinho lindo!), baby medindo 73 mm (!), coraçãozinho batendo acelerado e dentro do esperado. Cérebro com dois hemisférios, coluna vertebral formada, dois braços, duas pernas, estômago, dois olhos, ai ai... tudo lá e no lugar! :-)

Eu sabia que bebês já se mexiam a partir da 10a semana de gestação, mas fiquei impressionada com a farra que ele estava fazendo nas águas profundas do meu ventre...! Não é que ele se mexia. Ele nadava! Dava cambalhotas! Não parava quieto um minuto sequer!! rsrs Que coisa linda de se ver!!
Só não deu pra ver o sexo ainda. A médica não ficou muito feliz e confortável em emitir uma opinião, não. Depois de muito eu insistir, ela me mostrou que "aquilo ali" poderia ser um órgão masculino, bem como feminino. Mas aí ela finalmente soltou um "eu acho que está mais para menina", só que emendou com "mas vamos ter que esperar mais, pois pode se desenvolver e nos mostrar que é menino". Ou seja, fiquei na mesma. Só aumentou mais a minha curiosidade!!

Dessa vez tivemos companhia extra no ultrassom. Além do papai, figura constante, a vovó também quis ir. Na gravação do ultrassom só dá a voz da minha mãe, hehehe!! Como pode ficar tão abestalhada com uma criaturinha tão pequena, né? E meu pai então? (não, ele não foi no ultrassom. Ainda.) Conversa com a barriga, faz carinho, beija... Estão os dois bobos com o fato de serem avós pela primeira vez.

(Nota sobre a foto: ela está totalmente fosca e sem foco porque na verdade é uma "foto da foto". A médica nos deu uma foto do ultrassom, e o papai fez uma gambi pra gente ter a foto digitalizada: tirou foto da foto com o iPhone dele... hihi)

Thursday, April 23, 2009

12 Semanas e Suas Preocupações

Estou quase passando para o segundo trimestre! Ebaaaaa!!! (pois é, o primeiro trimestre se encerra ao final da 12a semana)E com o fim do primeiro trimestre, chega a hora de fazer o exame de translucência nucal (também conhecido por TN). Nada mais é do que algumas medições feitas no feto durante um ultrassom - porém é um exame bastante importante para detectar se o feto pode ter Sindrome de Down ou não. Sempre me questionei se era válido saber de antemão (leia-se, antes do bebê nascer) se seu filho teria Síndrome de Down - afinal, pensava eu, de que adiantaria saber que seu filho iria nascer com Down se nada podia ser feito durante a gestação mesmo? Mas... tem certas coisas que a gente só descobre ao passar por elas... e agora, ao ficar grávida, me informei mais sobre o assunto, refleti melhor e, quer saber? Claro que tem algo que eu possa fazer ainda durante a gestação se meu filho tiver Down!!! Eu posso me informar sobre o assunto, me preparar para a chegada dessa criança especial, e estar pronta para supri-la de tudo o que ela precisar desde o nascimento!! Uma atitude muito mais amorosa do que o ato egoísta de não querer saber antes pra "não sofrer a gestação toda"!! Imagina ser pega de surpresa logo que seu filho nasce? Conheço casos de mães que chegaram a rejeitar seus filhos num primeiro momento, ao descobrir ainda na maternidade que a criança era portadora de Down. Eu não quero passar por isso! E nem fazer meu filho passar por isso!Mas... Segunda que vem faço esse ultrassom (com 13 semanas) e confio em Deus que meu pequeno é muito saudável e que não teremos que nos preocupar com isso at all!!De qualquer forma, deixo aqui minha admiração por todas as pessoas portadoras da Síndrome de Down! Realmente são especiais. São criaturas despojadas de maldade, cheias de amor e de alegria, cheias de vida, de solidariedade, prontas pra dar muito amor! Elas sim são especiais. Como disse minha mãe (após sua experiência trabalhando numa APAE), é de se pensar quem é que tem deficiência aqui: se eles, portatores, ou nós, considerados normais, mas que somos capazes dos atos mais terríveis, desprezíveis e desumanos - enquanto eles são só amor! Realmente, mãe, acho que eles é que são os seres evoluídos!

Para quem quiser mais informações sobre o exame de TN: http://somdiagnosticos.info/conteudo.php?id=24

Wednesday, April 15, 2009

11 Semanas e o Primeiro Sonho - Parto Natural

Hahaha!!! Essa noite tive um sonho muito doido... e ao mesmo tempo, muito, mas muito gostoso! Pela primeira vez sonhei com o meu bebê. Na verdade eu sonhei com o parto. Parto natural, do jeito que eu imagino e tanto desejo que meu parto seja.
Como a mente da gente é sugestionável... Obviamente sonhei com isso porque ontem, antes de dormir, estava assistindo alguns vídeos de parto normal (inclusive de parto na água, que está se tornando meu sonho de consumo). Que coisa mais emocionante é ver o bebê saindo de dentro do corpo da mãe. Fiquei absolutamente tocada com a emoção que as mães sentiam nesse momento único. Um misto de alívio, com euforia, com alegria, com choro, com grito, com sensação de poder e de vitória. Imagino que comigo será a mesma coisa.
Mas voltando ao sonho... Me lembro apenas de sentir leves dores (como se fosse cólicas normais) durante as contrações, e logo depois meu filho já estava nascendo. Ou melhor, filha. Sim, no sonho, contrariando minha intuição e a maioria dos palpites, eu dava à luz a uma menininha! Que delícia aquele corpinho escorregando do meu, e sendo trazido pelo médico até o meu colo! Permanecemos ali juntinhas por alguns segundos. Infelizmente depois disso eu acordei. Mas ai... que sensação maravilhosa!!! E depois disso acordei com saudade. Estou morrendo de saudade do meu bebê! Louca de vontade para que ele venha logo pros meus braços.
Agora, gente... a parte doida do sonho: não tinha dor nenhuma! rsrsrs!! Mas eu confesso que, com dor ou sem dor, tudo o que eu mais quero é ter um parto natural. Com o mínimo de intervenção possível. Afinal, é um processo da mãe e do bebê. Os médicos devem estar lá para ajudar. Mas é um momento meu, do meu corpo, e do meu bebê. Como diz o dr. Adailton, o parto é um fenômeno fisiológico, ou seja, nosso corpo está todinho preparado pra ele. E mais, é um processo quase que involuntário - o trabalho de parto vai acontecer com ou sem a nossa permissão (a não ser, é claro, que a gente marque cesárea antes disso acontecer e interrompa o que a natureza preparou pra todos nós). É um rito de passagem para a mulher, para o início da maternidade. E é um rito de passagem para o bebê, o início da vida aqui fora, e o primeiro desafio que ele terá que enfrentar na vida. Tudo o que eu mais quero é poder proporcionar essa experiência ao meu filho. E à mim. Espero que meus planos casem com os planos de Deus.

Tuesday, April 7, 2009

10 Semanas e Uma Luz no Fim do Túnel


Que bom chegar às 10 semanas! Finalmente, vejo uma luz no fim do túnel. Ela se encontra há 3 semanas de distância, mas 3 semanas parecem tão pouco agora... Em 3 semanas vou poder voltar a fazer exercícios. Vou poder pintar os cabelos novamente. Vou sair da fase de maior risco de aborto. Meu filho já estará formadinho. Já vou poder beber uma taça de vinho esporadicamente com meu maridinho. E minha barriga vai começar a tomar forma. Vou voltar à vida!

Colocando um pouco de contexto, pra vcs entenderem minha aflição e minha angústia em chegar logo ao fim dos 3 primeiros meses. Nessas 10 semanas, vi meu corpo mudar drasticamente, sem poder fazer muita coisa a respeito. As luzes do meu cabelo, que já estavam precisando de um retoque quando engravidei, agora estão gritando, implorando pela minha cabeleireira. Os fios brancos estão praticamente formando um tufo no meio da minha testa.
Meu rosto e colo estão com tantas espinhas que estou me sentindo com 15 anos novamente. Estou doida por uma limpeza de pele (nunca pensei que iria querer tanto essa tortura).
E a minha barriga? Gente, isso não é barriga de grávida. É barriga de gorda. Todas as minhas calças apertam na barriga. Já perdi a cintura (que nunca tive muita...). E, por não estar fazendo exercícios, estou com dores e ficando flácida... rs... Dor na lombar, nas pernas. Tônus muscular indo embora.
Pareço muito dramática? Talvez esteja. Acho que as pessoas ao meu redor não notam nada disso. Mas eu noto. Sou vaidosa, e sempre quis ser uma grávida gostosa. Mas sem a minha rotina de exercícios, está difícil manter essa meta. Me sinto menos feminina. Mas sei que é uma fase, e vai passar.
Bom... esses foram os motivos fúteis, mas não menos desejados, pra querer logo sair do 1o trimestre. O motivo mais importante, é claro, é sair definitivamente da zona de maior risco. Só quem passa por isso (ou seja, fica grávida), sabe o que isso significa. Não ter certeza de que tudo está bem com seu bebê é uma sensação horrível. Gostamos de estar no controle o tempo todo. Eu gosto. Faz parte da minha personalidade. E gravidez é a absoluta falta de controle com o que se passa dentro do seu próprio corpo. É lidar com a sua incapacidade de mudar certas coisas. Claro que tomo todas as precauções e cuidados. Tomo minhas vitaminas, vou à um conceituado obstetra, não exagero no esforço diário, parei com os exercícios, não bebo, nunca fumei, como frutas e legumes. Faço a minha parte, pra ficar com a cabeça tranquila. Mas, ainda assim, tem algo aqui dentro de mim que não posso controlar. Uma vida. Que pertence à Deus, não a mim. Que depende de mim, mas ao mesmo tempo não sou eu. Muito louco isso.
Acredito que nada acontece por acaso. E coloco nas mãos de Deus. Mas isso não me impede de ficar apreensiva, com medo, angustiada, louca para o meu próximo ultrassom e o encontro tão esperado com o meu filhote, que se Deus quiser estará saudável e mais lindo ainda!
Quero logo ver minha barriga crescer, mas crescer pra valer! Quero ficar enooorme de barriguda, e logo poder sentir meu filho amado se mexendo dentro de mim.
3 semanas vão ter que passar logo!!!!

Thursday, April 2, 2009

9 semanas e o segundo ultrassom

Que felicidade chegar às 9 semanas de gravidez, com tudo correndo otimamente bem para o meu filho!!
Terça-feira tive uma grata surpresa com meu obstetra. Além de obstetra, ele é acunpunturista, e estive no consultório dele na terça para uma sessão de acunpuntura, na tentativa de aliviar uma enxaqueca que não me deixava. Ao terminar a sessão, comentei com ele que estava muito ansiosa pela consulta da próxima semana, pois queria demais ver se tudo estava bem com meu bebê (meu médico tem um aparelho de ultrassom no seu consultório - não é dos melhores, mas quebra um mega galho). Só quem é mãe pra saber a angústia que é você ainda estar no período de maior risco de aborto (até as 12 semanas)... São tantas histórias de abortos retidos (aquele no qual o embrião não é expulso naturalmente, não há sangramento, nem dor) que ouvimos, que é impossível ficar tranquila durante este período.
Fiz meu primeiro ultrassom no dia 16/março/09, com 7 semanas. Foi algo totalmente inexplicável, emocionante, e aliviante! ver meu bebê minúsculo, com seu coraçãozinho batendo a 153 bpm! Que alívio saber que tudo estava bem, que meu bebê estava lá, que ele estava na posição correta, que seu coração já batia. E que emoção pela primeira vez ouvir aquela vida que até então crescia silenciosa dentro de mim!
Mas voltando à história original, lá estava eu na terça-feira, no consultório do meu médico comentando com ele sobre minha aflição para ver se tudo continuava bem com meu bebê. Ele me perguntou se eu aguentaria esperar até semana que vem... Claro que eu disse que se ele pudesse, eu queria ver naquela hora mesmo! Ele apenas me pediu que esperasse terminar o atendimento de uma paciente, e então me atenderia.
Eu não estava esperando por isso. Tanto que meu marido nem estava junto (e fazemos questão de que ele sempre esteja comigo em cada ultrassom). Fiquei imensamente feliz quando vi meu pequeno novamente, agora com 9 semanas e 1 dia de vida, e com 23 mm!! Já tem perninhas, bracinhos, e um aspecto de bebê (não tem mais aquela forma de nada que os embriões tem... rs). E O MAIS SURPREENDENTE: pude ve-lo se mexendo!!! Sim, bebês já se mexem com 9 semanas! Apesar de serem ainda movimentos involuntários. Foi muito, muito emocionante ve-lo mexendo as perninhas, colocando o bracinho próximo do rosto... E novamente, muito aliviante saber que tudo está maravilhosamente bem com meu pequeno!
Obrigada, meu Deus!!!