Monday, August 31, 2009

Carta de Uma Parteira

Li um texto sobre a chegada de um bebê no blog Mamíferas, e fiquei apaixonada. É da Ana Cris Duarte, parteira e doula maravilhosa e muito conceituada. Não resisti e coloquei aqui, pois gostaria que muitas outras mulheres também lessem e pensassem sobre seu parto sob essa nova luz.
Ainda faltam 9 semanas para a DPP (data provável do parto), mas já não consigo pensar em outra coisa que não seja a chegada da minha filha. Fico imaginando como vai ser quando o trabalho de parto começar, na emoção que vai tomar conta de mim, na sintonia que eu quero estar com a minha filha durante todo esse processo, na vontade de ver a carinha dela pela primeira vez, no que eu vou falar quando segura-la nos meus braços pela primeira vez, em como será que ela vai reagir (se vai me olhar, se vai chorar demais, se vai se sentir protegida no calor do meu peito). Se eu penso na dor? Claro, penso sim. Por vezes tenho um certo medo - o medo do desconhecido. Mas não deixo esse medo crescer por um minuto sequer. Sempre penso que meu corpo está preparado para parir, que se fosse algo insuportável Deus teria feito diferente. E penso que é passageiro: cada contração que passar será um passo a mais na direção do nascimento, do nosso grande momento (e se tudo mais falhar, graças a Deus hoje temos os avanços da medicina ao nosso favor!).

Quero que minha filha um dia leia tudo isso que escrevo aqui, e saiba o quanto eu já a amava antes mesmo dela nascer! O quanto ela foi esperada e desejada. O quanto procurei fazer tudo, até agora, sempre pensando no melhor para ela. Saiba, minha filha, que você é o melhor presente que Deus me deu. Que sentir seu corpinho se mexendo dentro do meu é a coisa mais sublime e maravilhosa que Deus me proporcionou até hoje. E que estou muito ansiosa pela sua chegada, pra aprender com você a ser mãe e pra te ensinar as coisas que aprendi até hoje nessa vida.

Carta de Uma Parteira

por: Ana Cristina Duarte

Não faz tantos dias que você foi buscar o exame no laboratório (ou segurou o bastão de exame caseiro nas mãos) e sentiu como se o seu coração parasse. Positivo. Grávida. Mãe. Mãe?!? E de parado, seu coração resolveu palpitar ao ritmo da sua adrenalina, fazendo que ia sair pela boca. Positivo. Grávida. Mãe.
- Alô, Mãe? Você não vai acreditar!
- Alô, Querido? Você não vai acreditar!

Bem, se nem mesmo você acreditava, como fazer os outros acreditarem? E assim, na dúvida se chorar ou rir, sentido o chão se abrir sob os seus pés, você percebeu que sua vida ia mudar para sempre. Mal sabia você a dimensão dessas mudanças. A cada centímetro de barriga avançando, metros, quilos e litros de mudanças na sua vida. O corpo vai se amoldando, o sangue enriquece, a mente voa, o coração sente, tudo para que esse novo ser chegue ao mundo em segurança.

Seus ligamentos estão mais flexíveis, você está mais lenta no raciocínio lógico e mais rápida nos sentimentos. Você percebe coisas no ar, mas é incapaz de uma simples conta. Tudo para a chegada desse bebê. Seus hormônios encharcam seus músculos, que ficam mais suaves, as formas se arredondam, as glândulas se preparam para produzir prolactina, leite, ocitocina, aproxima-se o grande momento.

A barriga está pesada, vai à frente anunciando a chegada da criança. Os dias são mais difíceis, mais longos e tudo te leva a aguardar ainda mais ansiosa a chegada do seu filho. A magia do nascimento. O mistério da vida. Seu bebê fez tudo o que deveria fazer, desenvolveu-se adequadamente e esperou calmamente o dia de conhecer o outro lado. Você está ansiosa, mas respeita o tempo de seu filho. Você já sabe que é ele quem decide quando está pronto para vir. Seus pulmões, quando ficam maduros, começam a liberar uma substância que é quase um bilhete ao seu corpo: "Mamãe, estou pronto, quero ir aos seus braços, me espere, estou chegando".

Um dos maiores mistérios, esse de pensar quando será o dia do parto, o dia da chegada do filho já tão querido. Ele nos dá a dimensão do que é ser mãe: estar preparada para amar nosso filho independente de suas decisões. Se ele quer vir no dia do Natal, ou no aniversário do tio, ou se resolver demorar mais dez dias, você vai amá-lo igual. Quando ele virá? Como ele virá? Seu corpo já entendeu o recado, seus pulmõezinhos estão prontos, os hormônios são produzidos e finalmente você sente que alguma coisa está acontecendo eu seu corpo.

Pouco a pouco seu corpo começa a funcionar sozinho, quando menos você pensa, melhor ele trabalha. Cada molécula, cada célula está trabalhando e permitindo que esse maravilhoso milagre aconteça. Basta que você tenha um profissional que te transmita confiança, um ambiente adequado e seu corpo vai se transformar num espetáculo da natureza. Cada onda vai abraçar seu filho, que com coragem e determinação vai avançando milímetro por milímetro. Cada célula do seu corpo, que foi desenhada pela natureza para atravessar com segurança esse lindo evento, vai facilitar a passagem de seu filho. Juntos vocês dançarão o seu mais importante balé.

A cada milímetro dessa jornada, seu filho vai amadurecendo e se preparando para a aventura de viver fora do seu ventre. Cada onda é um abraço, cada força traz coragem. Cada milímetro avançado faz com que seu pequeno corpo se prepare para os desafios dessa nova vida: regular a temperatura, respirar, digerir, chorar, comunicar, luz, sons. Ele só tem uma referência, o útero que o protege e nesse momento ele sabe e sente: sua mãe está fazendo a parte dela. Sua mãe o esperou! Ela sabe o que é certo. Ele confia em você. Confie nele.

Mais alguns minutos, as últimas forças, os últimos milímetros e você sentirá seu corpinho deslizando suavemente através do seu, e no final aquela sensação maravilhosa de vitória que ambos obtiveram após todo o esforço. Você conseguiu! Ele conseguiu!

- Bem-vindo meu filho, te esperei tanto, te quis tanto, que saudades de você. Venha para os meus braços, venha para o meu seio. Eu te aquecerei, te protegerei, e para sempre te amarei. Você foi forte e corajoso e eu já me orgulho de você!

Sinta o calor desse pequeno grande corpinho sobre o seu, pele com pele. Sinta seu cheiro, veja como ele te procura com os olhinhos curiosos. Ele se acalma no seu corpo, seu calor traz tranquilidade e uma inconfundível sensação de paz e de amor. Permita a vocês dois essa linda aventura! Ela é o portal de entrada nessa experiência maravilhosa: Ser Mãe.

fonte: http://mamiferas.blogspot.com/2009/06/carta-de-uma-parteira.html

Friday, August 28, 2009

Parte do Quartinho e as Sensações das 30 Semanas

E o quartinho começou a chegar! Ontem chegaram os móveis (berço, cômoda, poltrona amamentação, pufe, cabideiro). Não resisti e vou postar algumas fotos aqui (mesmo que tudo esteja ainda meio que embalado, como é o caso da pontrona, que ainda nem tiramos totalmente do saco que veio envolto nela).
Poltrona + puf:

Cômoda:
O berço (com o cabideiro ainda embalado, dentro):
E a atração maior: a Tummy Tub! Que é o baldinho onde vamos dar banho na Maria Eduarda:

Ainda falta muita coisa. O papel de parede vai ser colocado na semana que vem. Também prometeram pra semana que vem a entrega da cortina e de todo o restante do enxoval: kit berço, abajur, nichos, almofada, kit higiene, trocador e por aí vai... To doida pra ver tudo prontinho! Ah, mas ainda vai ficar faltando as bonecas/ursas que encomendamos no final de semana passado, e o móbile que ainda não resolvemos.

Pelo menos isso tudo vai me mantendo entretida, baixando um pouco o nível da ansiedade. Agora que faltam apenas 2 meses pra chegada dela, estou bastante ansiosa mesmo. Doida pra te-la em meus braços. Não penso em outra coisa a não ser na minha filha. Definitivamente essa está sendo a melhor fase da gravidez... Por um lado já estou grande e pesada. Por outro, estamos numa sintonia muito intensa uma com a outra. Me sinto muito ligada a ela, como se nunca tivesse sido tão real a presença dela em nossas vidas. Senti-la se mexendo dentro de mim está cada dia mais gostoso! É mesmo inexplicável. Agora estou entrando naquela fase em que a barriga deforma qdo ela adota certas posições. Um sarro! Só quem já passou por isso pode me entender. Já é um amor tão imenso! Imagino depois que nascer...

Nova Sessão

Foto da foto nunca fica uma coisa legal... mas como estou sem o arquivo original das fotos da minha filhota, foi o que deu pra improvisar (reparem como está cheio de luzes/sombras na foto - lamentável...).
Hoje retornamos na médica ultrassonografista para tentar mais uma sessão de 4D. Hoje fomos só eu e o Gu, as avós ficaram em casa... Dessa vez foi absolutamente incrível!!! Conseguimos ver nossa pequena em tempo real, que delícia que é isso! Mexendo a mãozinha (colocando no rosto, na boca, fazendo pose), abrindo os olhinhos, abrindo a boquinha, que coisa mais fantástica!! Parece que tem uma câmera dentro da minha barriga filmando tudo lá por dentro. Se eu fosse milionária nem pensaria duas vezes antes de ter um aparelho desses pra mim aqui em casa!!! E pensar que agora só vou ve-la tão de perto assim (ou melhor, muuuuito mais perto) no parto... Já dá saudades. Mas estou imensamente feliz por ter tido essa experiência incrível. E viva a tecnologia!
Ela é mesmo minha cara, gente! Bom... pelo menos parte da minha cara (boca e nariz são iguaizinhos). Vamos ver qdo ela nascer!

Friday, August 21, 2009

O Rostinho

Hoje fomos fazer o ultrassom 4D. Claaaaaaro que a minha filhota não ia se exibir toda, né... ia querer deixar um gostinho de quero mais. Senão, também, que graça teria? rsrs Vamos deixar um pouco de mistério pro nascimento!
Ela estava numa posição desfavorável - tanto que a médica nos concedeu um retorno na semana que vem, pra ver se damos a sorte dela mudar de posição e a gente conseguir ver melhor, com mais clareza. A boa notícia é que ela está em posição cefálica!! (ooooopppppsssssssss.... acabo de senti-la dando uma MEGA mexida... deve ter mudado de posição! agora, filha?! não podia ter mudado lá no exame? rsrs) A ótima notícia é que ela está ótima, saudável, tudo dentro dos padrões esperados pra idade gestacional: 36cm de comprimento, 1330 gr de peso (claro, tudo estimado), coração batendo a 150 bpm. A coxa dela é gordinha! E ela tem cabelinho (mas bem curtinho, segundo a médica). E agora... tchan tchan tchan tchan.... ela se parece com............... a mãe!!! rsrs!!! Pelo pouco que deu pra ver... Mas o nariz e a boca são meus, não tem dúvida. Até a médica achou. Contrariando todas as expectativas, já que todo mundo na família do Gu é xerox um do outro - eu achei que eu não ia ter a mínima chance. Ainda não dá pra ver feições, claro, ainda mais que não conseguimos boas imagens. Mas no pouco que deu pra se ver, ela se parece comigo. Eu acho que ela vai ser uma boa mistura da mãe e do pai... pra mim o formato do rosto é do pai. E já tem cara de bebê! Que delícia! Não vejo a hora de completar as 40 semanas e conhecer esse rostinho ao vivo, morder essa coxa gorda, ficar analisando cada mínimo detalhe do seu corpinho e vendo o que ela puxou de quem.
As avós foram conosco hoje no exame, e saíram babando... nem precisava dizer, né?
Duas fotinhos que conseguimos:

Também temos foto da orelhinha (que as avós disseram que é do pai... rsrsrsrs!!!!) e do pezinho:
Tudo o resto envolta do rostinho e do pé é cordão umbilical. Haja cordão!!

Vamos ver se na sexta que vem a gente consegue fotos melhores. To tão feliz porque vou ver minha filha de novo na semana que vem!! :)

Wednesday, August 19, 2009

29 Semanas

E a barriga está virando barrigão!!
Já perto de completar os 7 meses, começo a sentir a barriga pesar. E a desejar que já estivesse mais próxima das 40 semanas... rs... Tem dias que sinto falta de ar, principalmente depois de comer ou subir escadas. Tem dias que durmo mal: dormir de barriga pra cima já não é mais tão confortável, e dormir de lado pra mim é incômodo (mesmo com trocentos travesseiros pra apoiar pescoço, barriga, pernas... rs...). Aliás, a Maria Eduarda parece não gostar nada nada de dormir do lado esquerdo (que todos dizem ser o melhor lado pra se dormir, já que assim se libera veias importantes que ficam do lado direito, e levam grande fluxo de sangue ao útero e ao bebê). É só eu deitar pra esquerda que ela começa a me chutar, e chuta sem parar até que eu me vire! Chega a ser cômico! rsrs Eu fico com dó e acabo mudando mesmo de lado (vejam só... ela já dobra a mãe, e nem nasceu ainda).
Escolher roupa pela manhã está cada vez mais difícil. Agora só as bem largas me cabem. Muitas vezes tento colocar alguma roupa que há tempos não uso, mas que parece servir pq é 'larguinha', e aí é engraçado ver como eu não tenho mais noção do meu tamanhão! :-)
Fora o fato de que preciso ter um banheiro a minha disposição a cada 2,5hs no máximo... haja xixi!! rs!!!

Mas tem também as delícias dos 7 meses. É tão gostoso senti-la se mexer! E ela mexe muito! Agora não são mais apenas chutes, mas ondas, cutucões, um cotovelo ou pé passando aqui e ali, a impressão de que ela se mexe inteirinha dentro de mim, muito gostoso mesmo! Toda a parte difícil e cansativa da gravidez é recompensada por esses momentos tão divinos!

Na próxima sexta-feira vamos fazer um ultrassom (faz teeeempo desde o último), e este vai ser o 4D! Estamos muito ansiosos pra ver o quanto ela cresceu, pra ver a carinha dela, saber com quem ela se parece - e espero que ela colabore, pq no último US ela não queria saber de mostrar o rostinho pra nós - ver em qual posição ela está (apesar de saber que ela está transversa, como se estivesse deitada folgadamente numa rede), e saber se o que eu apalpo é uma cabeça, o bumbum ou um cotovelo.


Estou começando a organizar o chá de bebê. Bem... a data já está reservada e o salão aqui do prédio tb... já é alguma coisa, né? :-) E estamos fazendo a lista de tudo que ainda precisamos comprar/providenciar antes dela nascer. E estou super ansiosa pra que o quartinho dela chegue - to doida pra ver como vai ficar!

A cada dia que passa a ansiedade pelo tão esperado momento vai aumentando. Os preparativos se intensificando, a preocupação com o parto crescendo (e com ela, a busca incessante por informações). Cada dia tenho mais e mais certeza de que vou ter um parto normal, e, sobretudo, humanizado. Quero que a minha princesa venha ao mundo com muita tranquilidade e seja amparada por mim assim que nascer! Nada de médicos batendo na bundinha, pendurando de cabeça pra baixo, esticando e puxando! Ô coitada!! Imagina? Sair do único lugar que vc conheceu como seguro sua vida toda e ir pra um lugar frio e hostil? Nem pensar... quero que ela venha primeiro pro meu colo, sinta o meu cheiro, ouça o meu coração batendo, mame no meu peito, e sinta que este mundo aqui fora também pode ser um lugar muito acolhedor e que eu ainda estou aqui (e sempre estarei). Método Leboyer, pra quem nunca ouviu falar.
Mas não vou me alongar mais sobre meus planos de parto. Isso merece um post separado, escrito com mais calma.

Depois vou postar tb sobre nossa viagem feita neste fim de semana - pra Campos do Jordão. Nossa última viagem romântica por um boooommmm tempo agora... rs....

Tuesday, August 18, 2009

De Volta ao Passado

Voltar às origens é sempre revigorante.
No primeiro sábado de agosto estive em Rio Claro, cidade em que vivi dos 3 aos 17 anos, e na qual meus pais moraram até eu ter 31 anos (se mudaram em março deste ano para Campinas). Estava com uma saudade imensa da cidade onde passei grande parte da minha vida, incluindo a maioria dos finais de semana dos últimos 14 anos em que eu já não morava mais lá.
Saudade da minha casinha, da minha cadela Milla (que, coincidentemente, morreu 1 semana antes dos meus pais se mudarem pra cá), das caminhadas que a gente fazia ao redor do campo de aviação, das noites de sábado em que eu e o Gu ficávamos a toa na casa dos meus pais, de "tomar sol na laje" (rsrsrs... eu, meu pai e meu irmão sempre brincamos com isso - na casa dos meus pais não tinha piscina, mas tinha um quintal no qual batia um sol gostoso no verão, e eu me estirava ali nos domingos de manhã), do céu azul da Cidade Azul, e especialmente dos amigos que lá deixei.
Felizmente, pude me encontrar com alguns deles nessa minha visita de médico à cidade azul. Passei praticamente o sábado todo com a Tati, minha amiga-irmã, que ainda não tinha me visto grávida e ficou corujando minha barriga :) Almocei com ela e o Vitão, seu par perfeito. E à tardezinha ainda fomos com a Marcinha, Milene e Ariene no shopping tomar um café gostoso e jogar muita conversa fora. Que delícia! Me senti renovada!!
Claro, não podiam faltar as fotos:
Tatinha - amiga-irmã
Marcinha, Tati, Mi e eu:
Foi praticamente um reencontro de república, já que nós moramos juntas em Campinas, durante alguns meses, na época em que eu tinha acabado de me formar e elas ainda faziam faculdade.

Queria poder ir pra Rio Claro mais vezes. Sinto muita falta de lá... Mas sei que agora vai ser cada vez mais difícil, ainda mais depois que minha Maria Eduarda chegar. Não importa. As lembranças são pra sempre, e os bons amigos também. Todos guardados no meu coração, e de tempos em tempos, renovados com um encontro tão gostoso quanto este!

Dia dos Pais

Infelizmente devido ao surto mais absurdamente fora de época (pra mim e outras tantas grávidas, claro) dessa tal gripe suína, decidi que não ia ficar batendo perna em shopping atrás de presente de Dia dos Pais - nem para o meu pai, nem para o maridão. Todos concordamos que fazia muito mais sentido eu me preservar do que correr o risco de adquirir esse inoportuno vírus logo agora.

Com isso, minha mãe ficou encarregada de comprar o presente pro meu pai (que eu ajudei a escolher, claro), e pro Gu eu decidi comprar uma cesta de guloseimas num empório que fica no shopping, mas que é logo a primeira loja (e, portanto, eu não precisaria ficar zanzando lá por dentro, no meio dos milhares de outros filhos em busca de um presente para seus pais).
Além dessa cesta (com vinho do Porto que ele adora, cerveja especial, e petiscos), eu dei também um body que eu já tinha comprado há algumas semanas qdo estive em Rio Claro (aliás, preciso postar fotos dessa passagem por Rio Claro tb). Um body simplesinho, branco com alguns escritos em azul (não achei em rosa...). Nem preciso dizer que o body foi a sensação do Dia dos Pais pra ele, né? :) Deu mais bola pro body do que pra cesta. Ficou todo coruja, se achando o máximo... vejam a foto pra entender:
Já vi que essa menina vai ser um grude com esse pai, viu! :)

Almoço de domingo

Faz tempo que não posto nada aqui... mas é pq eu queria colocar com as fotos, e eu ainda não tinha descarregado a câmera... rs... agora vem uma enxurrada de posts atrasados :)

Domingo, dia 02/ago, a família do Gu veio almoçar conosco. Pai, mãe, irmão, cunhada, tia, mas o destaque mesmo ficou pra nossa sobrinha/afilhada que está uma pestinha, mas uma pestinha muito querida, meiga e educada (pestinha por conta da energia extra que ela possui... rs).

Vivi:

Cunhada, eu, Vivi, sogra :)
Sogrão gente finíssima:

Fico imaginando quando a Maria Eduarda nascer... tudo o que a priminha vai ensinar pra ela... rsrs!!! A Vivi está uma figura. Fala pra todo mundo que vai ganhar uma "irmãzinha" (ela não se conforma que é priminha, não adianta ninguém falar) - coitada da minha cunhada ter que ficar explicando que não, ela não está grávida novamente. Outro dia ela me veio com essa: "tia, vamos abrir logo a sua barriga e tirar a Dudinha daí?" :-) Deve ser mesmo uma absoluta tortura pra uma criança que nem completou 4 anos ter que esperar 9 meses pra priminha nascer. Calma Vivi, daqui a pouquinho a Duda estará aqui com a gente pra vc atormentar muuuuuiiiito essa priminha :) Espero que vcs sejam muito companheiras!!